Na terça-feira, dia 6 de novembro, a atração do projeto Chapéu Acústico, na Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS) é “Palavra Balada”, que nasce pela necessidade de levar a literatura aos mais diversos tipos de público, principalmente o jovem, tão carente e distanciado das prateleiras de livros. O sarau da Companhia de Solos & Bem Acompanhados será realizado na instituição estadual, localizada na rua Riachuelo, 1190 (esquina com General Câmara). A entrada se dá mediante contribuição espontânea.
Estimular a leitura, a escuta, o exercício do pensamento crítico, os questionamentos, através da fusão da música eletrônica e acústica com a literatura – dizer a letra, sonorizar, dar ritmo, tocar e cantar a palavra são alguns dos objetivos do projeto. A partir daí desenvolve-se o conceito do “DJ Literário”, O DJ, o tocador de música, aquele que bota pra dançar. Os “performers” Deborah Finocchiaro (atriz) e Juliano Barreto (cantor) ultrapassam as barreiras das suas linguagens e papéis artísticos e fundem-se, diluem-se, colocando-se a serviço da mensagem.
No repertório misturam-se textos, poemas e músicas que abordam questões decisivas dos nossos tempos, como a injustiça social, a banalização da violência e o egoísmo. E também as relações privadas de diálogo e convívio presencial, em uma sociedade baseada na competição, na maledicência e no acúmulo de bens materiais. Castro Alves, Erico Verissimo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Vinícius de Morais, Lory e Laura Finocchiaro, Lenine, Abrão Slavutski, Agustina Bessa-Luís, Noêmia de Souza, Luiz Coronel, Julio Cortazar, Franklin Cascaes e Eduardo Galeano são alguns dos autores citados.
Deixe um comentário