A palestra Geopolítica das Fake News demonstra tanto a dominância da Superpotência – EUA – na infra-estrutura instalada das redes de satélites como da internet mundial. Ao expor o processo de instalação de ambas redes, demonstra como o complexo industrial militar, especificamente através de seu subcomplexo de tecnologias da informação e da comunicação, consegue quebrar a comunicação e transmissão de dados, interferindo direta e indiretamente na soberania de países.
No segundo momento, exemplifica-se na palestra o caso da interferência russa no processo eleitoral dos EUA em 2016 e como as redes sociais, manipuladas através de algoritmos controlados pelas empresas de suporte e exploração comercial destas redes, fragilizam a soberania popular e o processo democrático.
Ao final, explica-se tanto a projeção de poder fática dos EUA como a delicada questão dos paraísos fiscais e do regime de acumulação financeira, com informações passíveis de serem “descobertas” pela superpotência, gerando ciclos de escândalos mundiais”. Bruno Lima Rocha
Os convidados são o Professor de Relações Internacionais e Jornalismo da Unisinos, Dr. Bruno Lima Rocha e dois estudantes de Relações Internacionais: Marina Rossetto e Ricardo Camera da mesma universidade. Os três são membros do Grupo de Pesquisa Capital e Estado, baseado na Faculdade de Economia da UFRGS e com ênfase em Economia Política e Relações Internacionais.
Link do Evento: https://www.facebook.com/events/342786119880021/
Deixe um comentário