Agenda do Instituto de Artes: atividades com entrada franca de 29 de outubro a 04 de novembro.
TEATRO
Espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais” tem apresentações gratuitas na quarta-feira, 31 de outubro, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão.
Evento: temporada do espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Data e horários das apresentações: 31 de outubro, quarta-feira, às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes de cada apresentação, no local)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Na quarta, 31 de outubro, acontecem na Sala Qorpo Santo as duas apresentações finais da temporada do espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais” na Sala Qorpo Santo. O espetáculo é um documentário cênico que tem como ponto de partida diferentes narrativas acerca das ditaduras civil-militares na América Latina. A partir da relação estabelecida entre História e Teatro por meio de fontes documentais e fragmentos literários de autores latino-americanos, a montagem apresenta diferentes perspectivas sobre os regimes de exceção política no continente e suas consequências históricas, tais como as práticas de implantação do terror, a censura e os desaparecimentos políticos. Em cena, oito artistas apresentam figuras familiares para discutir paternidades falhas e maternidades idealizadas e como isso afeta a nossa geração. A entrada para todas as apresentações é gratuita, com retirada de senhas na Sala Qorpo Santo uma hora antes de cada apresentação.
Programação da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS da semana
04, 11, 18 e 25 de novembro, todos os domingos do mês
Espetáculo: “Ser-humárvore”, Estágio de Montagem de João Caron
Horário das apresentações: 17h
Local: Chafariz da Redenção (Av. João Pessoa, 791 — Parque Farroupilha, Cidade Baixa, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
Crédito da foto: Carlota Araujo
Nos domingos de novembro, dias 04, 11, 18 e 25, às 17h, acontecem as apresentações do oitavo espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Ser-humárvore” é o trabalho de João Caron para a disciplina Estágio de Direção do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Sinopse: “— Arrancaram minhas penas, pernas e pilares. Queimaram minha cama, minhas parentes, minha cidade. A mata foi extinta.” O espetáculo “Ser-humárvore” denuncia o ataque ao patrimônio ecológico e a expulsão injusta de pessoas de suas moradias feito pela especulação imobiliária e pela gentrificação urbana por meio da história da criação de um centro comercial no espaço do Parque da Redenção, projeto do Deputado Fanada combatido pelas Seres-humárvores, guardiãs da natureza.
ARTES VISUAIS
Palestra — Seminário de Pesquisa “Relatos críticos: prática e pesquisa em crítica de arte, exposição e curadoria” acontece no dia 31 de outubro, quarta, às 14h, no Instituto de Artes da UFRGS. Entrada franca.
Evento: Palestra — Seminário de Pesquisa “Relatos críticos: prática e pesquisa em crítica de arte, exposição e curadoria”
Coordenação e mediação do evento: Prof.ª Dr.ª Ana Albani de Carvalho (PPGAV-IA/UFRGS)
Assistência e mediação: Francisco Dalcol (discente de doutorado PPGAV-IA/UFRGS)
Data e horário: 31 de outubro, quarta, às 14h
Local: sala 703A do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, sétimo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, fones (51) 3308-4326 e 3308-4332
Programação
“Curadoria: história e desafios na era dos museus”, palestra com o Prof. Dr. Luiz Camillo Osorio (PPG Filosofia/PUC-Rio). A palestra consiste em uma discussão sobre o modo como as escolhas curatoriais e os desenhos expositivos decorrentes levaram contemporaneamente a uma tendência a se assumir a curadoria como um exercício a sua vez poético e experimental. Duas exposições recentes curadas por artistas serão discutidas pelo palestrante.
“Textos de crítica de arte e escritos de artistas: relato de uma trajetória de pesquisa”, conversa com a Profa. Dra. Glória Ferreira (PPGAV-EBA/UFRJ). Em formato de conversa/entrevista, a convidada abordará sua experiência na extensa pesquisa dedicada à crítica de arte e aos escritos de artistas, resultando em publicações referenciais para o campo da investigação, a exemplo de “Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas” (org. Glória Ferreira), “Escritos de artistas: anos 60/70” (org. Glória Ferreira e Cecilia Cotrim) e “Clement Greenberg e o debate crítico” (org. Glória Ferreira e Cecilia Cotrim).
O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS promove no dia 31 de outubro, quarta, a partir das 14h, a Palestra — Seminário de Pesquisa “Relatos críticos: prática e pesquisa em crítica de arte, exposição e curadoria”. Os convidados são Profa. Dra. Glória Ferreira (PPGAV-EBA/UFRJ) e Prof. Dr. Luiz Camillo Osorio (PPG Filosofia/PUC-Rio). As falas dos convidados serão apresentadas em sequência, ambas seguidas de debate, conforme a programação acima.
Com realização do grupo de pesquisa Arte e Políticas: Modos de Ver, Expor e Narrar, a atividade tem coordenação da Prof.ª Dr.ª Ana Albani de Carvalho (PPGAV / IA / UFRGS).
MÚSICA
Recitais com entrada franca
29 de outubro, segunda
17h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
31 de outubro, quarta
16h: Sarau da Classe de Cordas do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: professora Hella Frank. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
Deixe um comentário