No dia 13 de outubro, sábado, às 17h, a Fundação Iberê Camargo dá início ao Seminário Em Torno de Álvaro Siza, com o propósito de investigar a obra do arquiteto português – um dos mais aclamados nomes da arquitetura contemporânea, criador do projeto do edifício sede da Fundação –, além de refletir sobre as relações entre arquitetura e arte. A atividade que marca a celebração dos 10 anos da sede da Instituição, vai trazer arquitetos, pesquisadores e curadores nacionais e estrangeiros para uma série de encontros em outubro. O primeiro convidado é Pedro Gadanho, arquiteto, curador e diretor do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Teconologia, em Lisboa/Portugal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link.
Partindo de três museus desenhados por Álvaro Siza e do edifício do MAAT (da arquiteta britânica Amanda Levete), Pedro Gadanho explora o tema O Museu entre Arte e Arquitetura, traçando um retrato dos encontros e desencontros destas duas disciplinas no museu contemporâneo. Abordando a criação de espaços para as artes visuais e a apresentação da arquitetura no contexto do mundo da arte, Gadanho faz uma reflexão geral sobre a praxis arquitetônica enquanto produção cultural e discurso crítico.
O próximo convidado é o curador e escritor português João Laia, cuja participação será no dia 20 de outubro.
Para Bernardo José de Souza, curador do Seminário, “a arquitetura, o planejamento urbano e práticas artísticas como a fotografia, a escultura, a instalação, a performance, a dança e o ativismo impactam profundamente as tramas simbólicas, o tecido social e as feições das cidades e do mundo contemporâneo”: “É um terreno fértil para conversas acerca das estruturas visíveis e invisíveis que permeiam a produção cultural”, explica.
Pedro Gadanho é curador, autor e arquiteto. É o Director do MAAT, o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. Foi curador de arquitetura contemporânea no Museu de Arte Moderna, em Nova York, onde coordenou o Young Architects Program e organizou exposições como 9+1 Ways of Being Political, Uneven Growth, Endless House e A Japanese Constellation. Foi codirector da ExperimentaDesign, comissariou Metaflux (representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitetura) e foi curador de mostras como Space Invaders, Post.Rotterdam e Pancho Guedes, Um Modernista Alternativo. Foi o editor do bookazine Beyond, Short-Stories on the Post-Contemporary, do blog Shrapnel Contemporary e contribui regularmente para publicações a nível internacional. Mestre em arte e arquitetura e doutorado em arquitetura e mass-media, é o autor de Arquitetura em Público, Prémio FAD de Pensamento e Crítica em 2012.
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