TEATRO
“Não Especificadx” é o espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS da semana. Apresentações gratuitas nos dias 04 e 05 de outubro, na Sala Qorpo Santo.
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS
Ingresso para todas as atividades da Mostra: entrada franca (os espetáculos têm retirada de senhas no local da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo)
A MOSTRA DE TEATRO DAD é um evento anual que reúne apresentações dos trabalhos finais de Graduação dos alunos do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS. A mostra oferece ao público a oportunidade de assistir a espetáculos e apresentações de pesquisas em artes cênicas que desvelam e discutem novas tendências teatrais. Todos os trabalhos são orientados por professores do DAD-IA/UFRGS.
A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS comemora seis décadas de atividades do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS com quinze espetáculos de alunos de Graduação, apresentações de pesquisas acadêmicas sobre Teatro e desfile de figurinos do Guarda-roupa do DAD (que percorrerá as ruas do centro de Porto Alegre no dia 30 de outubro). Todas as atividades da Mostra são gratuitas.
A programação completa da MOSTRA DE TEATRO DAD — 60 ANOS está em https://www.ufrgs.br/institutodeartes/index.php/2018/09/19/mostra-de-teatro-dad-2018-dad-60-anos-apresenta-espetaculos-pesquisas-academicas-sobre-teatro-e-desfile-cenico-pelas-ruas-de-porto-alegre-entrada-franca-para-todas-as-atividades/
Programação da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS da semana
04 e 05 de outubro, quinta e sexta
Espetáculo: “Não Especificadx”, Estágio de Atuação de Alessandra Bier
Horários das apresentações: 04 de outubro, quinta, às 12h30 e às 20h; 05 de outubro, sexta, às 20h
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 35 minutos
Classificação etária: 14 anos
Nos dias 04 e 05 de outubro acontecem as apresentações do terceiro espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Não Especificadx” é o trabalho de Alessandra Bier para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Sinopse: É menino ou menina? Em uma dramaturgia episódica, a atriz e o ator experimentam a inversão dos papeis da mulher e do homem dentro da sociedade patriarcal que xs criou, sugerindo possibilidades para além desta cínica realidade, através de linguagens variadas. Um espelho distorcido do show de horrores que é continuar vivendo dentro dos padrões. Preferimos não ser especificadxs!
Ficha técnica resumida
Ator: Alessandra Bier
Atriz: Ivan Nunes
DiretorAAA: Manu Goulart
Dramaturgia: A Grupa
Espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais” tem apresentações gratuitas nas quartas-feiras de outubro, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão.
Evento: temporada do espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de outubro (dias 03, 10, 17, 24 e 31), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes de cada apresentação, no local)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Nas quartas-feiras de outubro acontece a temporada do espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais” na Sala Qorpo Santo. O espetáculo é um documentário cênico que tem como ponto de partida diferentes narrativas acerca das ditaduras civil-militares na América Latina. A partir da relação estabelecida entre História e Teatro por meio de fontes documentais e fragmentos literários de autores latino-americanos, a montagem apresenta diferentes perspectivas sobre os regimes de exceção política no continente e suas consequências históricas, tais como as práticas de implantação do terror, a censura e os desaparecimentos políticos. Em cena, oito artistas apresentam figuras familiares para discutir paternidades falhas e maternidades idealizadas e como isso afeta a nossa geração. A entrada para todas as apresentações é gratuita, com retirada de senhas na Sala Qorpo Santo uma hora antes de cada apresentação.
ARTES VISUAIS
Exposição “Cláudio Martins Costa — Instantes de Permanência”, com obras de Cláudio Martins Costa, abre no dia 04 de outubro, quinta, às 18h30, e permanece até 26 de outubro na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS. Entrada franca.
Evento: exposição “Cláudio Martins Costa — Instantes de Permanência”, com obras de Cláudio Martins Costa
Curadoria: Clóvis Martins Costa
Abertura: 04 de outubro, quinta, às 18h30
Visitação: até 26 de outubro, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 2º andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
No dia 04 de outubro, quinta, abre na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS a exposição “Cláudio Martins Costa — Instantes de Permanência”. Com curadoria de Clóvis Martins Costa, filho do artista, a mostra reúne trabalhos, estudos, documentos e objetos que constituíram o escopo das investigações do artista-professor Cláudio Afonso de Almeida Martins Costa (1932 – 2008).
Ao atuar em diversas instituições de ensino entre as décadas de 60 e 90, entre elas o Instituto de Artes da UFRGS, Cláudio Martins Costa deixou um extenso legado para a história da escultura e do ensino da arte no Rio Grande do Sul. Cabe agora a reflexão necessária para pensar e contextualizar sua obra, como é possível aferir no catálogo realizado por meio de produções textuais que têm origem desde o depoimento pessoal daqueles que conviveram com o mestre, até a análise de procedimentos, poéticas e circunstâncias através das quais engendrou o entrelaçamento da docência com a criação no campo da arte.
MÚSICA
Recitais com entrada franca
02 de outubro, terça
17h30: recital de Mestrado de José Rodrigues (flauta doce). Coordenação: professora Lucia Carpena. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Ingresso: entrada franca.
04 de outubro, quinta
12h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
05 de outubro, sexta
20h: recital de meio de curso de Ervino Rieger (piano). No programa, “Concerto em Ré Menor, K. 466”, de Mozart, “Bachianas Brasileiras no. 4”, de Villa-Lobos, “Estudo Transcendental no. 8”, de Liszt, e “Grande Polonaise Brilhante, Op. 22”, de Chopin. Coordenação: professor Ney Fialkow. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
Deixe um comentário