A comunidade universitária do Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi surpreendida no último dia 17 com a abertura da exposição Faces do Refúgio, montada em frente ao prédio da Faculdade de Educação. Aberta ao público e ao ar livre, as mais de 50 fotos feitas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR),ilustram a realidade de mais de 68 milhões de pessoas em situação de refúgio no mundo, dentre refugiados, solicitantes de refúgio, deslocados internos, retornados e apátridas.
O público terá contato com as principais crises de deslocamento forçado da atualidade causadas por conflitos, violências e perseguições em países como Síria, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Mianmar, além de histórias de resiliência de crianças, homens e mulheres que enfrentaram graves violações de direitos humanos e buscam oportunidades para reconstruir suas vidas. Tendo passado previamente por São Paulo e Rio de Janeiro antes de chegar à capital gaúcha, a exposição apresenta fotografias de situações únicas, como um vendedor de algodão doce em meio aos escombros da Síria buscando o seu sustento ou mesmo a oração de um muçulmano na Sérvia, buscando uma passagem para a União Europeia através da Hungria.
A parceria entre o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e o ACNUR se estende para a colaboração na prospecção de apoiadores, a fim de fortalecer o trabalho de proteção aos refugiados que é realizado pelo ACNUR em 130 países. Para tanto, a comunidade universitária da UFRGS terá acesso à assinatura da petição de apoio aos refugiados, por meio do ACNUR, no site www.comosrefugiados.org.
Deixe um comentário