No sábado (22), o Ecarta Musical, um dos cinco projetos da Fundação Ecarta, recebe o grupo Baxtale para a apresentação de Lungo Drom (longo caminho).
O Baxtale dedica-se à interpretação do repertório da língua Vlach Romani (cigano), presente na Hungria. Há dez anos, o grupo, fundado e dirigido pelo violinista e etnomusicólogo Ivan Fritzen Andrade, pesquisa a música e a cultura Romani com raízes no leste e centro europeu.
O trabalho do grupo é concentrado em origens rurais muito antigas do nordeste húngaro que se subdivide em dois gêneros: khelimaski gili que são canções para dançar e loki gili representada por canções lentas e de caráter lírico.
Para o show Lungo Drom, que inicia às 18h com entrada gratuita na Ecarta (Av. João Pessoa, 943), o Baxtale faz referência aos longos caminhos percorridos pelos roma – desde os espaços diaspóricos do passado até as lutas para reconhecimento como grupo étnico na contemporaneidade.
Neste ano o grupo está com nova formação: Ivan Fritzen Andrade no violino e voz, Oscar Giovanni Martinez na percussão e voz e Caetano Maschio Santos no violão, bandolim tenor e voz.
Deixe um comentário