Na quinta, 30 de agosto, às 17h30, abre no Salão de Festas da UFRGS a exposição Obras Em Reserva – Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. A exposição Obras em Reserva – Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo tem por objetivo mostrar um número expressivo de obras do Acervo da PBSA, que estavam nas reservas técnicas desse equipamento cultural do Instituto de Artes. Reserva técnica é o termo utilizado para designar o local no qual as obras de uma coleção são depositadas.
Obras Em Reserva – Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo propõe uma história da arte plural e diversa, que mostra as diferentes correntes artísticas contidas no Acervo Artístico do IA/UFRGS. Em um espaço especialmente projetado, a exposição produz reflexão sobre o papel das instituições de arte e apresenta a história e a contribuição do colecionismo local para a formação do nosso campo das artes plásticas e visuais. O modo de organização das obras na exposição convida o público a elaborar as leituras e as estabelecer relações entre as diversas formas de representação do mundo. A organização opta pelos gêneros e pela orientação estilística, propondo a troca de informações entre os grupos de obras a partir de uma perspectiva generosa e não excludente. É um amplo recorte temporal – obras desde os anos 1920 até a atualidade – e formal, pois estarão expostas pinturas acadêmicas, pré-modernistas, modernistas e contemporâneas.
Exposição Obras Em Reserva – Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, com quarenta e duas obras do Acervo Artístico do Instituto de Artes da UFRGS, abre na quinta, 30 de agosto, às 17h30.
Curadoria: Paulo Gomes
Promoção: Instituto de Artes da UFRGS e PROREXT/UFRGS
Produção: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Setor de Acervo Artístico do IA/UFRGS
Abertura: 30 de agosto, quinta, às 17h30
Local: Salão de Festas da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, segundo andar, no prédio da Reitoria da UFRGS — bairro Bom Fim, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Deixe um comentário