TEATRO
Nas quarta-feira, 15 de agosto, às 12h30 e 19h30, acontecem apresentações do espetáculo teatral “Bunker”. Dirigido por Eduardo dos Santos Schmidt, “Bunker” apresenta temática apocalíptica e foi criado coletivamente pelo diretor e pelo elenco na disciplina Estágio de Montagem do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS.A entrada para todas as apresentações de “Bunker” é gratuita.
Sinopse: “Bunker” é uma experiência cênica. Um refúgio para os fins dos tempos. Lá, o espectador é convidado a vivenciar uma situação de clausura, em que o tempo cronológico perde o sentido. No meio do caos, no meio do bunker, no meio do teatro: um banquete em que comeremos o que sobrou dos nosso destroços. Antes que o céu desabe, esperamos que todos se divirtam.
Evento: temporada do espetáculo teatral “Bunker”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de agosto (dias 15, 22 e 29), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
ARTES VISUAIS
Aula aberta “O eixo Sul experimental: arte e contracultura em Curitiba e Porto Alegre, anos 1970”, com a pesquisadora e curadora Luise Malmaceda, acontece no IA/UFRGS no dia 17 de agosto, sexta, às 14h30. Entrada franca.
Na sexta-feira, 17 de agosto, acontece no Instituto de Artes da UFRGS a aula aberta “O eixo Sul experimental: arte e contracultura em Curitiba e Porto Alegre, anos 1970”. Ministrada pela pesquisadora e curadora Luise Malmaceda, a aula abordará as especificidades sociopolíticas e culturais que condicionaram a renovação discursiva dos cenários artísticos do Sul do país na década de 1970. Malmaceda discutirá as redes de artistas, intelectuais e eventos responsáveis, naquela década, por introduzir debates e linguagens da arte contemporânea nas capitais de Curitiba e Porto Alegre. Serão privilegiadas ações coletivas e experimentais que romperam com as tradições e discursos regionalistas e expandiram as fronteiras estatais, concebidas por agentes envolvidos com o pensamento contracultural em voga a partir do final dos anos 1960.
Luise Malmaceda é pesquisadora e curadora no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo e especialista em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado, seus estudos são voltados aos conceitualismos na arte brasileira da década 1970 e às problemáticas de institucionalização das práticas experimentais emergentes nesse período, em especial os filmes e vídeos de artista.
Evento: Aula aberta “O eixo Sul experimental: arte e contracultura em Curitiba e Porto Alegre, anos 1970”, com Luise Malmaceda
Promoção: Grupo de Pesquisa “Arte e Política/s: Modos de ver, expor e narrar”
Coordenação: Ana Albani de Carvalho
Data e horário: 17 de agosto, sexta, das 14h30 às 17h30
Local: Sala 602 do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, sexto andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Exposição “Entre Beiras: articulação entre práticas e teorias”, com trabalhos de alunos da Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, permanece de 07 a 17 de agosto na Pinacoteca do IA/UFRGS. Entrada franca.
De 07 a 17 de agosto, acontece na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS a exposição “Entre Beiras: articulação entre práticas e teorias”, com curadoria de Sandra Rey. Os trabalhos são resultantes das pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. No dia 14 de agosto está previsto um Seminário para debater as propostas teóricas e práticas dos artistas participantes da mostra.
Artistas participantes: Cristiano Sant’Anna, Eduardo Monteiro, Elias de Andrade, Lucas Strey, Manoela Furtado, Marcelo Armesto, Mariana Duarte, Marta Montagnana, Peter Gossweiler e Vicente Carcuchinski.
Evento: Exposição “Entre beiras: articulação entre práticas e teorias”
Curadoria: Sandra Rey
Visitação: até 17 de agosto, das 10 às 18h, de segunda a sexta
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Mais informações: Equipe da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, telefone 3308-4302, e-mail: iapin@ufrgs.br
Exposição “Rastro”, com obras de Santiago Pooter, permanece até 02/9 no IA/UFRGS. Entrada franca.
A exposição “Rastro” surge da intenção de unir aspectos urbanos com os espaços institucionais, o que marca o caminho traçado por Santiago Pooter em sua trajetória. As vivências do graffiti e do pixo transformam-se em poética e reconfiguram-se para permitir a exploração de outras técnicas: a fotografia, a pintura, as instalações.
Lá fora, os canais estão em constante movimento, em transformação, aspecto vital que caracteriza a essência da cidade. Mas, na medida em que Santiago capta instantes da ações, temos um paradoxo entre a arte efêmera urbana e o registro artístico. “Rastro” propõe trazer para dentro do Instituto de Artes da UFRGS esses resíduos, que são ao mesmo tempo marcas e documentos da ação que transcorre lá fora. A rua para e sacraliza-se dentro de espaços de legitimação. É possível essa contemplação por parte do espectador? Rastro tem intenção de abrir esse caminho de interpretações, deixando o espaço expositivo livre para o diálogo com a rua: pungente, ativa, não-neutra, viva e imparcial.
Evento: exposição “Rastro”, com obras de Santiago Pooter e curadoria de Mel Ferrari
Realização: Centro Acadêmico Tasso Corrêa do IA/UFRGS
Visitação: até 02 de setembro, de segunda a sexta, das 09 às 21h
Local: Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
MÚSICA
Recital gratuito do pianista franco-georgiano Guigla Katsarava acontece no IA/UFRGS na terça, 14 de agosto, às 19h. Participação do pianista Ney Fialkow. Entrada franca.
Na próxima terça, 14 de agosto, às 19h, acontece no Instituto de Artes da UFRGS recital com o pianista franco georgiano Guigla Katsarava. No programa, as “Peças Líricas” de Edvard Grieg e a “Sonata nº 3, Op. 33” de Alexander Scriabin. O pianista Ney Fialkow acompanhará Guigla Katsarava em duas composições feitas para dois pianos: “The Garden of Eden: Four Rags for Two Pianos” de William Bolcom e “Suite nº 2 para dois pianos, Op. 17” de Sergei Rachmaninoff.
Nascido em Tbilissi, Geórgia, o pianista Guigla Katsarava concluiu seus estudos musicais com distinção notável no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, bem como no “Franz Liszt Hochschule”, em Weimar, Alemanha, e no “Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse”, em Paris. Guigla Katsarava inscreve-se na grande tradição da escola russa de piano, embora tennha personalidade musical única. O lendário Lazar Berman descreveu as interpretações de Katsarava como “impregnadas com verdadeira compreensão de estilo e com um toque pessoal artístico”.
Guigla Katsarava tem realizado recitais e concertos de música de câmara e com orquestra em muitos países em toda a Europa, bem como nos territórios da antiga União Soviética, EUA, Brasil, Japão e no Oriente Médio. O pianista apresentou-se duas vezes com a OSPA. Entre as salas de concerto onde Katsarava já tocou, estão o “Residenz” em Munique, o Teatro de Essen, a Ópera de Weimar, o “Deutsche Bank Atrium” em Berlim, o Centro de Música de Jerusalém, o “Minsk Philharmonie”, o “Tbilissi Conservatory”, o “Art Center” de Tóquio. Foi convidado para tocar em um grande número de festivais como o “Carmel Festival” (Israel), “Europejkie Spotkania Artystyczne” (Polônia), “Bonneville Chamber Music Festival” (EUA), Festival Internacional Música no Pampa – FIMP (Brasil), Festival Música nas Montanhas (Brasil), “Radio-France Montpellier,” “Piano à Riom,” “Piano Pic,” “Saint-Omer en Musique,” “Flâneries Musicales” em Reims, “Rencontres Musicales de l’Abbaye de la Prée” (França), e muito mais.
Pedagogo reconhecido e muito requisitado, Guigla Katsarava é professor titular na “Ecole Normale de Musique de Paris Alfred Cortot” e ensina também em várias masterclasses na França e no exterior.
Evento: recital gratuito do pianista franco-georgiano Guigla Katsarava. Participação do pianista Ney Fialkow
Promoção: Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UFRGS
Data e horário: 14 de agosto, terça, às 19h
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Deixe um comentário