Apresentações serão no Auditório Araújo Vianna, nos dias 17 e 18 de agosto. Vendas começam nesta quinta-feira, 17 de maio
“Minha embaixada chegou/ Deixa meu povo passar”. Assim, tomando para si a canção de Assis Valente, Chico Buarque anunciava – no dia 13 de dezembro, em Belo Horizonte – a estreia da turnê Caravanas. Agora, depois de passar pela capital mineira, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e ser vista por quase 100 mil pessoas, a embaixada de Chico segue na estrada e chega a Porto Alegre nos dias 17 e 18 de agosto, no Auditório Araújo Vianna. As vendas começaram nesta quinta-feira, dia 17 de maio, às 10h, em www.uhuu.com e na Bilheteria do Teatro do Bourbon Country.
O sucesso se explica não só pela expectativa naturalmente criada em torno dos shows de Chico, afastado dos palcos desde 2012. O álbum Caravanas (lançado pela Biscoito Fino) foi apontado por muitos como um dos melhores do ano, assim como a canção As caravanas – tomada desde o nascimento como um dos grandes clássicos da obra do compositor. Além disso, o show mostra um Chico dialogando com seu tempo de forma aguda, como em alguns dos períodos mais marcantes de sua carreira. E aqui a expressão “seu tempo” tem sentido duplo. Por um lado, trata do momento de tensão política e social que o Brasil e o mundo atravessam. Por outro, “seu tempo” diz respeito ao tempo que o artista procura afirmar no palco, acima de qualquer cronologia. O “tempo da delicadeza”, como escreveu ele sobre a melodia de Cristóvão Bastos em Todo o sentimento – não por acaso, presente no repertório.
Depois de pedir permissão para seu povo passar, Chico deixa claro quem chama de seu povo. Ele está presente em Mambembe, declaração de princípios e louvação à figura do artista – recentemente tratado como vagabundo em debates acalorados neste presente que Chico transcende no palco. Está também nos malandros de Partido alto e A volta do malandro assim como na involuntária heroína, duplamente violentada, de Geni e o zepelin. E, em definitivo, nos mestres e colegas listados em Paratodos.
Seu povo também são seus parceiros. Chico presta especial deferência a eles, fazendo questão de citá-los. Além de Todo o sentimento, Cristóvão Bastos é lembrado em Tua cantiga, outra do recém-lançado álbum que nasceu com ares de clássico. Edu Lobo aparece três vezes. A primeira, em A moça do sonho – uma das muitas canções do show que lidam com realidades oníricas, tempos suspensos, como Outros sonhos, Massarandupió, Futuros amantes ou mesmo Tua cantiga. Depois, Edu é lembrado de novo em A história de Lily Braun e A bela e a fera, ambas de O grande circo místico, aqui tocadas juntas. Seu maestro soberano Tom Jobim é celebrado em Retrato em branco e preto e Sabiá. Baixista da banda, Jorge Helder aparece como compositor em Casualmente. Parceiro mais recente (“e mais amado”, ressalta Chico no palco), o neto Chico Brown entra com Massarandupió.
O show que o público gaúcho poderá presenciar traz um artista com plena consciência do tempo (dos tempos), como o personagem de Jogo de bola – outra pérola da safra mais recente. Mas que sabe ser, simultaneamente, aquele craque que tem a experiência do passado (“Outrora, quando em priscas eras/ Um Puskás eras”) e o garoto que ainda é capaz de inventar dribles (“O tique-taque, o pique, o breque”).
A turnê Caravanas tem produção geral de Vinícius França e direção técnica de Ricardo Tenente Clementino. Antes de chegar a Porto Alegre, a turnê passará por Salvador (Teatro Castro Alves, de 17 a 20 de maio) e Curitiba (Teatro Guaíra, de 02 a 04 de agosto) e viajará para Portugal em junho, com apresentações no Coliseu do Porto (dias 02 e 03) e no Coliseu de Lisboa (de 07 a 10). No fim de agosto, Caravanas’ chega a Brasília, (30 e 31/08, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Outras capitais brasileiras serão anunciadas em breve.
Caravanas tem patrocínio da Icatu Seguros, que já havia apoiado o último espetáculo do artista, em 2012 – visto por mais de 150 mil espectadores.
Serviço:
CARAVANAS – show com Chico Buarque e banda
PORTO ALEGRE
Local: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685)
(www.araujovianna.com.br)
Datas: 17 e 18 de agosto (sexta e sábado)
Horário: 21h
Deixe um comentário