O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Das estreias que acontecem nos cinemas da Capital nesta semana, destacamos os filmes ‘Os Fantasmas de Ismael’, ‘Teu Mudo Não Cabe nos Meus Olhos’, ‘O Pactos de Adriana’ e ‘Construindo Pontes”. Para quem gosta de teatro indicamos a peça ‘Minha Vida em Marte’, da atriz Mônica Martelli, que acontece neste final de semana. Outra sugestão é o espetáculo ‘O Sentido se Sente com o Corpo’, que acontece na Casa de Cultura Mario Quintana.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de dicas de shows e exposições.
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Os Fantasmas de Ismael (Estreia)
Drama, de Arnaud Desplechin
Ismaël (Mathieu Amalric) é um cineasta que, após um longo tempo, voltou a amar. Traumatizado devido ao súbito desaparecimento de sua esposa, Carlotta (Marion Cotillard), ocorrido há 21 anos, ele enfim consegue ter um relacionamento duradouro com a astrofísica Sylvia (Charlotte Gainsbourg). Entretanto, a reaparição de Carlotta abala não só o relacionamento, como a própria estabilidade alcançada por Ismaël.
Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos (Estreia)
Drama, de Paulo Nascimento
O Pacto de Adriana (★★★)
Documentário, de Lissette Orozco
Com o objetivo de conhecer realmente quem é sua tia Adriana, a diretora embarca na história passada e presente dessa mulher que era seu ídolo quando criança. Ainda na infância, 2007, sua tia foi presa por ter trabalhado na polícia secreta de Pinochet. Em 2011, ela fugiu do país enquanto enfrentava julgamento sobre o assassinato de um importante líder comunista. Em 2015, vive na iminência de uma extradição pelas mãos dos chilenos que vivem na Austrália. Um relato íntimo repleto de segredos.
Construindo Pontes (★★★)
Documentário, de Heloísa Passos
Heloisa Passos, a cineasta, é filha de Álvaro, um engenheiro civil que viveu seu auge na carreira durante a ditatura militar no Brasil. No entanto, o momento que para ele foi uma oportunidade de mostrar seu trabalho, para outros, como para sua própria filha, foi um tempo marcado pelo autoritarismo. Agora, entre memórias do passado e um futuro incerto diante da atual instabilidade política no País, pai e filha procuram outras formas de enxergar o mundo.
OSPA em homenagem ao Conselho Estadual de Cultura
Sexta (4), às 20h30
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) celebra os 50 anos do Conselho Estadual de Cultura com um concerto especial na sua recém-inaugurada Casa da Música. A orquestra irá apresentar obras latino-americanas sob a batuta de seu maestro e diretor artístico, Evandro Matté. As senhas de entrada serão distribuídas na própria sexta-feira, na bilheteria do local (cada pessoa pode retirar 02 senhas).
Gil Collares
Sexta (4), às 21:30h
No Bar do Marinho
O cantor e ator Gil Collares irá cantar obras de grandes artistas no show que encerra sua primeira Trilogia de tributos aos cantores negros, à Gonzaguinha e a Bossa Nova. O show é um tributo à grandes nomes da MPB que ganham interpretações de Gil e seus instrumentistas: Cássio Machado (bateria), Silfarnei Alves (violão) e Marco Farias (teclados). Os ingressos custam R$ 12,00 no local. O Bar do Marinho fica na Rua Sarmento Leite, 962 (POA
‘Minha Vida em Marte’, de Mônica Martelli
Sábado (5), às 21h; e domingo (6), às 18h
No Teatro do Bourbon Country
A peça é a continuação da saga de Fernanda, personagem que surgiu pela primeira vez no teatro em 2005, quando Mônica Martelli lançou a comédia ‘Os Homens São de Marte… E é pra lá que eu vou’. Se Em Os Homens São de Marte… Fernanda estava em busca do amor, em Minha Vida em Marte a personagem agora está casada há oito anos com Tom, com quem ela teve uma menina de 5 anos: Joana. Este é o pano de fundo para a protagonista se questionar na terapia de grupo. Clique para mais informações sobre ingressos.
‘O Sentido se Sente com o Corpo’.
De 4 a 6 de maio, às 20h.
Na Casa de Cultura Mario Quintana
O espetáculo, que conquistou o Troféu Açorianos de Dança 2017 de Trilha Sonora, convida o espectador, através da ressignificação dos corpos e das relações das bailarinas, a redimensionar seu próprio significado de corporalidade. O trabalho aborda a relação feminina com a natureza e foi inspirado pela obra da poetisa brasileira Josely Vianna Baptista, cujos poemas influenciaram a criação de cenas e o título do trabalho.
Vive Petropolis #6
Domingo (6), das 10h às 17h30min
No bairro Petrópolis
O evento terá mais de 20 expositores de artesanato e como atrações 5 apresentações musicais e oficinas. No local ainda estará ocorrendo a arrecadação de livros infantis para a Feira do livro da Vila Safira do Projeto Vó Chica. Clique aqui para conferir a programação do evento.
‘Unânime Noite’
Até domigno (6)
das 14h às 19h
Na Fundação Iberê Camargo
A exposição traz obras – muitas delas inéditas – de cerca de 30 artistas contemporâneos, referências nas artes visuais locais e mundiais. Inspirada nos jogos surrealistas e na literatura de Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, a mostra questiona os limites da linguagem e a autoria, num instigante desafio narrativo.
Antonio Guerra diz
Muito bom o guia, com conteúdo e com as informações que se precisa.