Após um hiato de quase 20 anos, o ‘5 X Comédia’, uma das grandes sensações do teatro brasileiro da década de 90 – concebido por Sylvia Gardenberg, produzido pela Dueto e visto por mais de 450 mil espectadores –, voltou repaginado a partir de 2016 com temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Curitiba, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Ribeirão Preto, Fortaleza e Campinas. A nova montagem, dirigida por Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira, agora chega a Porto Alegre, onde fica em cartaz no Theatro São Pedro, nos dias 21 e 22 de abril, com cinco esquetes escritos e interpretados por alguns dos mais incensados nomes do humor e da nova dramaturgia do país. Os ingressos já estão à venda no site e na bilheteria do teatro.
Nesta versão do século XXI, Bruno Mazzeo, Debora Lamm e Thalita Carauta têm a incumbência de dar vida aos personagens criados, respectivamente, por Antonio Prata, Julia Spadaccini e Pedro Kosovski, enquanto Heloisa Périssé e Luis Miranda encenam textos de autoria própria. O espetáculo tem cenário de Daniela Thomas e Camila Schmidt, iluminação de Maneco Quinderé e figurino de Cassio Brasil. A BB Seguridade, empresa que concentra as operações de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil, apresenta e patrocina o projeto. Depois da capital gaúcha, a peça ainda passa por Natal, Goiânia e Palmas.
Sobre o espetáculo:
Percebendo-se ultrapassada pelas princesas contemporâneas, uma Branca de Neve à base de rivotril lê Simone de Beauvoir na tentativa de construir uma nova mulher. Vinda da França para uma palestra sobre sofisticação e elegância, uma impagável e afetada socialite dá dicas de lugares, moda, comidas e drinks para um grupo seleto de convidados. Um pai de primeira viagem recorre a medidas extremas após meses de privação de sono e precisa se explicar na delegacia. Enquanto aproveita mais um teste de elenco para filar um lanche, uma figurante sem noção tira o diretor do sério. Uma mulher que tinha tudo para dar errado na vida, cria uma técnica especial para driblar a pressão do dia a dia e o baixo astral, passando a acreditar que é uma versão brasileira da Oprah Winfrey.
Marco do teatro carioca dos anos 1990, o espetáculo 5 X Comédia está de volta pelas mãos de Hamilton Vaz Pereira, diretor-geral das três versões anteriores, e Monique Gardenberg, produtora da montagem original. Dezoito anos depois da última encenação, uma nova geração entra em cena: Antonio Prata, Julia Spadaccini e Pedro Kosovski são os autores dos textos interpretados, respectivamente, por Bruno Mazzeo, Debora Lamm e Thalita Carauta, enquanto Heloisa Périssé e Luis Miranda apresentam monólogos escritos por eles mesmos. Desta vez, Hamilton e Monique dirigem juntos as cinco cenas.
Deixe um comentário