No próximo domingo (18), às 16h, o Cine Iberê exibe o filme Apesar da Noite, quarto longa ficcional do realizador Philippe Grandrieux, um dos cineastas mais experimentais e intuitivos do cinema francês. A sessão única é comentada pelo diretor de fotografia Bruno Polidoro. A entrada é franca, por ordem de chegada.
O filme será exibido dentro do programa Noturnal – atividade cinematográfica paralela à exposição Unânime Noite, em cartaz na Fundação Iberê Camargo até o dia 6 de maio. O Cine Iberê tem a curadoria de Marta Biavaschi.
Com trabalhos de videoarte, programas televisivos, documentários e instalações em museus, Grandrieux se reinventa, mais uma vez, em busca de novas formas de representação visual. Apesar da Noite é uma obra livre dos padrões narrativos tradicionais. Os personagens recitam os diálogos como se fossem um poema filmado, ressaltando o interesse do cineasta em valorizar a presença da figura humana, que coexiste com um espaço pictórico crepuscular, na iminência de desaparecer na escuridão. O filme participou dos festivais de Rotterdam (2016) e Festival do Novo Cinema de Montreal (2015).
Bruno Polidoro é graduado em Realização Audiovisual e Mestre em Comunicação pela Unisinos, com dissertação intitulada Sobre a luz e as potencias do escuro na fotografia: imagens técnicas de alcova no cinema. Diretor de fotografia dos longas Dromedário no Asfalto (2013), de Gilson Vargas, Filme sobre um Bom Fim (2014), de Boca Migotto, Nós duas descendo a escada (2015), de Fabiano de Souza, Bio (2017), de Carlos Gerbase e Glauco do Brasil (2017), de Zeca Brito. Premiado em festivais nacionais pela fotografia de alguns curtas como Casa Afogada (2013), de Gilson Vargas, Linda, uma história horrível (2013), de Bruno Gularte Barreto, Domingo de Marta (2014), de Gabriela Bervian e Horas (2016), de Boca Migotto. Para a televisão, fotografou diversas séries, entre elas O Ninho (2015), de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Em videoarte, foi o fotógrafo de Dádiva – casaporarroz (2014), de Nuno Ramos, entre outros vídeos com e sobre artistas visuais. Dirigiu, com Cacá Nazario, o longa Sobre sete ondas verdes espumantes, sobre a obra de Caio Fernando Abreu. É sócio da produtora Besouro Filmes e professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e da Fluxo – Escola de Fotografia Expandida.
Confira a sinopse do filme:
Lenz deixa a Inglaterra e retorna a Paris em busca de Madeleine, que desapareceu em circunstâncias incertas. Ele conhece Hélène, uma enfermeira em luto com a perda de seu filho. Assim começa uma história de amor febril em um cenário de tristeza, paixão, sexo, sadomasoquismo e autodestruição. Uma exploração sensual do lado obscuro do amor, um retrato íntimo do ciúme e do arrependimento.
Philippe Grandrieux nasceu na França, em 1954, e estudou cinema no INSAS em Bruxelas. Exibiu sua primeira instalação de vídeo em 1976, quando esta mídia estava apenas começando a emergir. Desde então, divide seu tempo entre trabalhos experimentais, filmes de ficção, documentários e programas para o canal francês Arte. Filmografia: Sombra (1998), A nova vida (2002), Um lago (2009), É possível que a beleza tenha fortalecido a nossa resolução – Masao Adachi (2011), Branca Epilepsia (2012), Assassina (2015) e Apesar da noite (2015).
Deixe um comentário