Comemorando três anos, editora lança a coleção Acervo, levando às livrarias os títulos esgotados de seu catálogo, em novo formato
Para celebrar seu terceiro aniversário, no final de março, a CARAMBAIA lança a coleção Acervo, que oferece ao leitor uma nova forma de colecionar os títulos da editora.
A proposta do Acervo é publicar os livros da CARAMBAIA que tiveram sua tiragem inicial esgotada em edições reformuladas, acessíveis em novo formato, agrupadas em uma coleção, vendida nas livrarias de todo o país.
Diferentemente dos livros do catálogo tradicional da CARAMBAIA, que saem com apenas 1.000 cópias, todas numeradas a mão, os títulos da coleção Acervo terão tiragens iniciais de 3.000 exemplares cada.
Os livros do Acervo trazem o mesmo conteúdo da edição anterior, mantendo a qualidade CARAMBAIA: cuidado no estabelecimento do texto e revisão, obras em tradução direta do idioma original, acompanhadas de ensaios ou posfácios assinados por especialistas no autor e na obra.
Os primeiros títulos da coleção são:
- Dicionário do Diabo,de Ambrose Bierce (lançamento em março)
- Salões de Paris, de Marcel Proust (lançamento em março)
- Dom Casmurro,de Machado de Assis (lançamento em agosto)
Os dois primeiros títulos estarão disponíveis a partir de 26 de março para venda no site da editora (www.carambaia.com.br) e, em seguida, nas livrarias de todo o país.
O design da coleção é assinado pelo Bloco Gráfico, constituído por Gabriela Castro, Gustavo Marchetti e Paulo André Chagas. Partindo da ideia de Acervo, o projeto gráfico prevê que a capa de cada edição traga as informações contidas na ficha catalográfica. Dados que geralmente constam das páginas de crédito internas dos livros levados à capa, fazendo com que cada volume se assemelhe a uma ficha de catalogação do acervo de uma biblioteca ou arquivo.
Os livros têm acabamento em brochura, formato 13×20 cm, e utilizam papéis especiais e certificados: o sueco Munken Print Cream 80 g/m2 no miolo e o escocês Pop Set Black 320 g/m2 na capa. Outro detalhe dos volumes da coleção é a inclusão de um fitilho – acabamento geralmente relacionado a livros encadernados com capa dura –, bordado com o logo do Acervo.
Os livros do Acervo serão lançados conforme os títulos da primeira edição forem se esgotando e terão valor de capa entre R$ 25 e R$ 30.
Sobre os livros
- Dicionário do Diabo
Jornalista e editor, o norte-americano Ambrose Bierce escreveu ao longo da vida, e publicou esparsamente em jornais políticos e de humor, pequenos verbetes que definiam os mais variados temas com uma dose carregada de inteligência e sarcasmo. Se “dicionário”, na definição de Bierce, é um “maligno instrumento literário para limitar o crescimento de um idioma e torná-lo duro e inelástico”, o que temos na reunião de seus verbetes, supostamente escritos pelo Diabo, é exatamente o oposto: as palavras ganham vida e história, se adensam e zombam de si mesmas, construindo um imaginário próprio, elástico e vivo.
- Salões de Paris
Ao longo das quase duas décadas em que produziu seu clássico absoluto, Em busca do tempo perdido, Marcel Proust exercitou-se no jornalismo, descrevendo os salões da aristocracia parisiense e fazendo crítica literária e de arte. Nas 21 crônicas reunidas neste volume, ele retrata a alta sociedade francesa com notável habilidade de observação e agudeza lancinante para desvendar as pessoas e suas relações. Tanto para o leitor contumaz de sua obra monumental como para o iniciante, Salões de Paris funciona como um ponto de apoio, espécie de laboratório para as descrições que ficariam deliciosamente consagradas na história da literatura mundial.
- Dom Casmurro
Neste que é um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Machado de Assis conta a história de Bento Santiago — um bom rapaz de família que se apaixona, se casa, tem suas obsessões, suas alegrias… e vive sua tragédia. No entanto, nada mais longe da simplicidade que o narrador machadiano, especialmente este de Dom Casmurro, que funda na nossa literatura o narrador não confiável. Se é um livro sobre o ciúme, essa paixão humana tão mesquinha que rendeu obras literárias tão imensas, e sobre a inconstância da mulher — fazendo de Capitu, com seus olhos de ressaca, uma das personagens mais famosas da nossa história —, é também um livro sobre a formação da sociedade brasileira.
Sobre a editora
Fundada em 2014, a editora CARAMBAIA tem a proposta de publicar livros com textos literários de excelente qualidade, de autores nacionais e estrangeiros, inéditos no Brasil ou com edições esgotadas há anos.
Cada livro da CARAMBAIA é tratado como um objeto único, com projeto gráfico especialmente dedicado à obra. Designers, tradutores, organizadores e ensaístas participam de todo o processo de edição, discutindo as particularidades do autor e do texto, para que o livro apresente um formato que dialogue com seu conteúdo. As obras têm tiragens únicas de 1.000 exemplares e cada volume é numerado manualmente. A partir de março de 2018, os volumes que tiverem sua primeira edição esgotada serão publicados em novo formato na coleção Acervo CARAMBAIA.
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