SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h15 – O JOVEM KARL MARX
(Le Jeune Karl Marx – França/Alemanha/Bélgica, 118min, 2017). Direção de Raoul Peck, com August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps. California Filmes, Drama. 14 anos.
Sinopse: Aos 26 anos, o jovem prussiano Karl Marx vai viver em Paris com sua mulher, Jenny. Lá, eles conhecem Friedrich Engels, filho do dono de uma fábrica interessado no surgimento do proletariado inglês, que vem a ser a peça que faltava para a compreensão de Marx sobre o mundo. Em meio à agitação política e social que marcou o século XIX, os dois formam uma parceria intelectual que deu origem a obra “O Capital”, marco do pensamento socialista. O filme é assinado pelo mesmo diretor do documentário “Eu não sou seu Negro”.
17h30 – MULHERES DIVINAS
(Die Göttliche Ordnung – Suíça, 95min, 2017). Direção de Petra Biondina Volpe, com Marie Leuenberger, Bettina Stucky, Ella Rumpf. MAres Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Nora é uma jovem dona de casa e vive com o marido e os dois filhos no pacato interior da Suíça, no início dos anos 1970. Todos acham que ela está satisfeita com sua vida, mas Nora quer mais: junto com outras amigas, elas pedem o direito ao voto e a participação em manifestações públicas. O filme representou a Suíça na indicação ao Oscar estrangeiro.
19h15 – EM BUSCA DE FELLINI
(In Search of Fellini – Estados Unidos, 2017, 95min). Direção de Taron Lexton, com Ksenia Solo, Maria Bello e Mary Lynn Rajskub. CineArt Filmes, 14 anos. Drama romântico.
Sinopse: Lucy é uma garota de 20 anos, tímida demais para sua idade e muito apegada à mãe. Quando esta fica doente, ela incentiva a filha a ir atrás de sua grande paixão: os filmes e os cenários do diretor Federico Fellini, na Itália.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – LUCKY
(Estados Unidos, 90min, 2017). Direção de John Carroll Lynch, com Harry Dean Stanton, David Lynch e Ron Livingston. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Aos 90 anos, o rabugento Lucky não tem mais muito o que esperar da vida. Ele vive numa cidadezinha do Velho Oeste norte-americano e seus dias são sempre iguais. Mas uma situação inesperada vai lhe garantir um pouco mais de vitalidade e curiosidade neste tempo que lhe resta. O ator Harry Dean Stanton morreu em setembro, pouco antes do lançamento do filme – e preste atenção na participação especial do cineasta David Lynch na trama.
16h45 – NO INTENSO AGORA
(Brasil, 2017, 125min). Documentário de João Moreira Salles. Vídeo Filmes, 12 anos.
Sinopse: Eleito o melhor filme nacional de 2017 pela Associação Nacional de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), o documentário reúne imagens de arquivos da família do cineasta e de outros acervos para propor uma reflexão sobre política, comportamento e o poder da imagem. São registros de manifestações dos anos 1960 na China. França, Tchecoslováquia e no Brasil, entre outros países.
19h – A REPARTIÇÃO DO TEMPO
(Brasil, 100min, 2017). Direção de Santiago Dellape, com Eucir de Souza, Tonico Pereira, Edu Moraes. O2 Filmes, 16 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O diretor brasiliense Santiago Dellape parte da famosa burocracia brasileira para construir uma trama que mistura elementos de ficção científica e comédia. Tudo se passa nos anos 1980, quando o Dr. Brasil protocola uma nova invenção setor de registros do governo federal: uma máquina do tempo. Mas a demora no processo acaba mandando a máquina para um outro departamento, o que gera muitas confusões e atritos entre a chefia e os funcionários da repartição.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h30 – HISTÓRIAS DE AMOR QUE NÃO PERTENCEM A ESTE MUNDO
(Amori che non sanno stare al mondo – Itália, 95min, 2017). Direção de Francesca Comencini, com Lucia Mascino, Thomas Trabacchi, Carlotta Natoli. Mares Filmes, 16 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Depois de um longo relacionamento, Claudia e Flavio se separam. Ele acha que deve seguir em frente e começa a se relacionar com mulheres mais jovens. Ela, aos 50 anos, descobre que ama seu ex-marido e vai fazer de tudo para reconquistá-lo.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 17 e 18 de fevereiro)
15h30 – DUMBO (Sessão Pais e Filhos)
(Estados Unidos, 64min, 1941). Animação dos estúdios Disney. Livre. Exibição em DVD, R$ 4,00.
Sinopse: Um dos primeiros clássicos de Walt Disney, o filme acompanha a história de um filhote de elefante que sofre por ter orelhas grandes demais. Mas, com a ajuda de um ratinho, ele descobre que pode voar.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 17 e 18)
17h15 – CORPO E ALMA
(Teströl és lélekröl – Hungria, 2017, 115min). Direção de Ildikó Enyedi, com Géza Morcsányi e Alexandra Borbély. Imovision, 16 anos. Drama.
Sinopse: Vencedor do Festival de Berlim e um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa acompanha a construção de um relacionamento entre dois personagens um tanto complexos (e com várias leituras). Endre tem um braço paralisado, enquanto a metódica Maria apresenta dificuldades em estabelecer diálogos com as pessoas. Ambos trabalham num frigorífico e, à noite, têm os mesmos sonhos.
19h30 – LUMIÈRE! A AVENTURA COMEÇA
(Lumière! – França, 90min, 2017). Documentário de Thierry Frémaux. Imovision, Livre.
Sinopse: O cineasta Thierry Frémaux homenageia os pioneiros do cinema, reunindo uma centena de pequenos filmes realizados pelos irmãos Auguste e Louis Lumière entre os anos 1895 e 1900. Junto com o resgate histórico, Frémaux oferece uma verdadeira aula sobre cinema, comentando cada episódio a partir de recursos como enquadramento, personagem, luz ou direção de cena.
Deixe um comentário