Da Redação
A partir de quinta-feira, 25 de janeiro, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe dois filmes contemporâneos realizados na África do Sul. Eles Só Usam Black Tie, de Sibs Shongwe-La Mer, e Os Iniciados, de John Trengove. A pedido do público, os clássicos restaurados A Bela da Tarde, de Luis Buñuel, e A Primeira Noite de um Homem, de Mike Nichols, seguem em cartaz até o dia 31 de janeiro. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Durante a semana, antes dos dois filmes sul-africanos, serão exibidos quatro curtas-metragens brasileiros. A curadoria é do coletivo Sigma Cinema.
Confira a programação detalhada abaixo:
Eles só usam black tie
Necktie Youth
93 min., 2015
África do Sul/Holanda, DCP
Direção: Sibs Shongwe-La Mer
Distribuição: Fênix Filmes
No aniversário da revolta violenta da juventude de Soweto, de 16 de junho de 1976, o suicídio de uma jovem é misteriosamente transmitido em tempo real. Um ano e alguns meses após o incidente, dois desiludidos jovens zulus atravessaram os subúrbios do norte de Joanesburgo em busca de respostas, drogas, distração e salvação.
Os iniciados
Inxeba
88 min., 2017
África do Sul/Alemanha/Holanda/França, DCP
Direção: John Trengove
Distribuição: Zeta Filmes
Cabo Oriental, África do Sul. Xolani, um solitário operário, ausenta-se de seu trabalho para ajudar nos ritos de circuncisão Xhosa de iniciação à masculinidade. Em um remoto acampamento em uma montanha, jovens se recuperam enquanto aprendem os códigos masculinos de sua cultura. Neste ambiente de machismo e agressão, Xolani cuida de Kwanda, um rebelde novato de Joanesburgo, que questiona os códigos patriarcais de iniciação, enquanto o próprio Xolani sofre entre seu mundo familiar tradicional e sua própria realização. Representando a África do Sul, Os Iniciados está entre os 9 pré-selecionados para o prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2018.
Curtas – Coletivo Sigma:
O Arco do Medo, de Juan Rodrigues (2017, 15 minutos)
O arco do medo é um relato de insurgência. Masculino e feminino caem perante um corpo negro que resiste na busca por liberdade e tempo. Borrando os limites do gênero na tentativa de simplesmente ser. Um corpo negro que supervive. O Arco do Medo é a segunda parte de uma trilogia de experimentos audiovisuais que tenta explorar questões de ancestralidade do corpo e espaço da bicha preta.
Em busca de Lélia, de Beatriz Santos Vieira (2017, 15 minutos)
Lélia Gonzalez. Seguindo os passos desse nome, começo a busca pela minha ancestralidade e por retratá-la. Professora e antropóloga, mulher à frente do seu tempo, protagonista na militância junto ao Movimento Negro nos anos 1970/1980, período no qual percorreu diversas cidades e países -, sempre afirmando sua identidade e denunciando o mito da democracia racial. Um símbolo de resistência e da luta pelos direitos de indígenas, negros e mulheres. Os afetos de Lélia me guiam por toda caminhada.
Michel, de Guilherme Novello (2017, 15 minutos)
Michel quer voltar para casa. Uma história sobre o dia-a-dia de um ex-detento e seu difícil processo de ressocialização.
Casca de Baobá, de Mariana Luiza (2017, 11 minutos)
Uma jovem negra nascida em um quilombo no interior do Estado é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua mãe leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era social e econômica.
Confira a grade de horários de 25 a 31 de janeiro de 2017:
25 de Janeiro (quinta)
14h – A Primeira Noite de um Homem
16h – O Arco do Medo + Os Iniciados
18h – O Arco do Medo + Eles Só Usam Black Tie
20h – A Vingança dos Filmes B (O Nó do Diabo)
26 de Janeiro (sexta)
14h – A Bela da Tarde
16h – Em Busca de Lélia + Os Iniciados
18h – Em Busca de Lélia + Eles Só Usam Black Tie
20h – A Vingança dos Filmes B (Projeto Raros Especial – Costinha e o King Mong)
27 de Janeiro (sábado)
14h – A Primeira Noite de um Homem
16h – A Vingança dos Filmes B (Ruas de Fogo)
18h – Michel + Eles Só Usam Black Tie
20h – A Vingança dos Filmes B (Caçador de Morte + debate)
23h59 – A Vingança dos Filmes B The Warriors – Os Selvagens da Noite
28 de janeiro (domingo)
14h – A Bela da Tarde
16h – Casca de Baobá + Os Iniciados
18h – Casca de Baobá + Eles Só Usam Black Tie
20h – A Vingança dos Filmes B (Sessão Sessão Shoot or Die I)
30 de Janeiro (terça)
14h – A Primeira Noite de um Homem
16h – Michel + Os Iniciados
18h – Em Busca de Lélia + Eles Só Usam Black Tie
20h – A Vingança dos Filmes B (Andale + Pazucus, a Ilha do Desarrego)
31 de janeiro (quarta)
14h – A Bela da Tarde
16h – Casca de Baobá + Os Iniciados
18h – Arco do Medo + Eles Só Usam Black Tie
20h – A Vingança dos Filmes B (Histórias Estranhas)
Deixe um comentário