Entre as novidades desta edição está o CenaSig, o Open Palco Doctor Clin, além de diferentes tipos de oficinas. As atividades começam a partir de 09 de janeiro.
O CenaSig é derivado do Cinesig, que era oferecido gratuitamente durante as outras edições do festival, e consistia na exibição de filmes, seguida de debate, com a presença de psicanalistas, e realizado em parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica de Porto Alegre. O formato da atividade foi renovado para esta edição do festival.
Neste ano, em vez do debate acontecer após a exibição de um filme, vai acontecer após a encenação de peças de teatro. As edições do CenaSig serão nos dias 10 e 17 de janeiro, após a apresentação dos espetáculos Pois é, Vizinha! e Os Dois Gêmeos Venezianos, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), que começam às 21h. Portanto, para participar do debate é necessário comprar o ingresso para assistir à peça. Os profissionais convidados para o debate da peça Pois é, Vizinha! são a psicanalista Janete Dócolas e a atriz e diretora Debora Finocchiaro. No espetáculo Os Dois Gêmeos Venezianos serão a psicanalista Luciana Lara e o escritor e compositor Cláudio Levitan.
Outra atividade gratuita promovida em parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica será “Diálogos numa Noite de Verão: (Em) Que Tempos Vivemos?”, no dia 24/01, às 20h, na sede da Sig (Rua Marquês do Herval, 375, Moinhos de Vento). Não é preciso se inscrever. Informações pelo telefone 51 3062.7400.
Inovações nas oficinas gratuitas
Neste ano, o Porto Verão Alegre promoverá diferentes atividades desse tipo. Uma delas continuará sendo nas periferias da cidade. Serão duas turmas, uma em cada uma das manhãs dos dias 13 e 20 de janeiro, das 10h às 13h, Centro Cultural Multimeios Restinga – Av. Ricardo Leônidas Ribas, 75 – Restinga. No local acontecerá a atividadeIntrodução ao teatro através de jogos, brincadeiras, exercícios e improvisações. A oficina de vivência teatral será ministrada pelo diretor Bob Bahlis e é aberta ao público. As inscrições são gratuitas pelo e-mail breno@smc.prefpoa.com.br, mas as vagas são limitadas. Informações pelos telefones 3289 6498 ou 3289 8118.
Outra oficina será sobre Monólogos, também conduzida pelo dramaturgo Bob Bahlis, e também aberta ao público. Serão duas turmas, uma em cada data, nos dias 15 e 16 de janeiro de 2018, no Teatro da Cia das Artes (Rua dos Andradas,1780) das 17h às 20h. O objetivo da oficina é trabalhar textos dramáticos de dez minutos que farão cada “ator” percorrer o seu melhor caminho para contar a história. Segundo Bob, para compor a personagem, serão trabalhadas as sensações de cada um frente ao texto, que levarão à emoção da personagem. Para se inscrever nesta oficina, que é gratuita, mas também tem vagas limitadas, é preciso enviar um e-mail para contato@portoveraoalegre.com.b
Parceria com a Galeria Mamute
Mais uma parceria renovada foi com a Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior,375), com a programação da “Oficina de Papel Artesanal” com a artista Marília Bianchini. A atividade faz parte da exposição Matéria, Paisagem, individual da artista Marília Bianchini na Galeria de Arte Mamute e que fica em cartaz até 27 de janeiro.
Durante o período da exposição serão realizadas oficinas de produção de papel artesanal nos dias 09, 10, 11 e 12 de janeiro, das 16h30 às 18h. A oficina acontece para uma única turma nesses quatro dias. Ela é aberta ao público, porém direcionada a pessoas maiores de 14 anos, e com vagas limitadas. O objetivo das aulas é desenvolver o processo produtivo da fabricação doméstica de papel, desde o cozimento da fibra até a modelagem e secagem da folha, o mesmo processo que a artista utiliza para produção de seu trabalho artístico. Marília Bianchini é Artista Visual, Mestre em Poética Visuais (UFRGS/2013). Vive e desenvolve seu trabalho artístico em Porto Alegre/RS com pesquisa focada no fazer artesanal e experimental, trabalha com diferentes materiais e suportes para imagens fotográficas. Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@galeriamamute.com.br. Informações pelo telefone 3286 2615.
Iniciativa Open Palco Doctor Clin
A partir de uma parceria com a empresa Doctor Clin, acontecerá o Open Palco, evento aberto e gratuito, domingo, 21/01, das 17h30 às 20h30, na Praça em frente à Usina do Gasômetro. A ideia do evento é reforçar o espírito do teatro de rua, trazendo a apresentação de dois grupos de rua, a confirmar. Quem conduzirá as atrações, também fazendo uma apresentação, será o músico e ator Philipe Philippsen.
Palestra sobre Gestão Política Pública Cultural de Portugal
No dia 25/01, às 19h, acontecerá a palestra gratuita sobre Gestão Política Pública Cultural de Portugal na sala Multiuso do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico). A palestra será conduzida por Luís Fernandes, diretor artístico da d’Orfeu, uma associação cultural que iniciou suas atividades em 1995, em Águeda, Portugal,com o objetivo de estimular atividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão. Além de Fernandes, participarão do debate os organizadores do Porto Verão Alegre, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, o diretor do Theatro São Pedro, Dilmar Messias, e o músico e ator Hique Gomez. Entre os assuntos abordados estarão: a utilização das verbas públicas nos centros culturais, projetos públicos e privados, e formação cultural versus educação.
O 19º Porto Verão Alegre é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banrisul Cartões e Zaffari, e tem patrocínio de Corsan, DLL e Panfácil, além do apoio de Doctor Clin, Iesa, NET e Santa Clara.
Sobre o Porto Verão Alegre:
A geração de no mínimo mil empregos diretos, e tantos outros indiretos, retrata uma das características de uma iniciativa que chega ao 19º ano em 2018 e que foi responsável por mudar o hábito dos gaúchos no verão. A realização ininterrupta do Porto Verão Alegre é responsável pela disseminação da ideia de que teatro é para todos. Com uma audiência cativa e formada por pessoas entre oito e 80 anos, vindas de diversas cidades do Estado, o Porto Verão Alegre – que passou a incluir outras atividades artísticas, além de gratuitas, ao longo dos anos – já atraiu mais de meio milhão de pessoas, média de 40 mil pagantes por edição, e vem aumentando ano após ano. O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino Produções, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Claudia D’Mutti.
Deixe um comentário