Entre os destaques, a presença do filósofo Luiz Felipe Pondé e de Flavio Koutzii
Na Feira do Livro, nesta terça-feira (14/11), entre os temas estão amor, mulheres na literatura, trajetória de personalidades nacionais renomadas e o mercado editorial – produção, edição, distribuição e venda de livros. O seminário da Publishnews, em oito sessões e com diferentes convidados, debate a previsão para o mercado editorial em 2018, o contexto dos livros digitais, a tradição dos livros de bolso, a formação acadêmica de editores e escritores, as edições independentes e os desafios enfrentados por livreiros. As sessões encerram com uma homenagem ao editor Henrique Kiperman, do Grupo A, falecido em setembro. Confira os destaques desta terça-feira abaixo:
9h – 9h30min Narrativas e criatividade, oficina com Henrique Zanella.
Espaço do Conhecimento Petrobras – Praça da Alfândega, em frente ao Banrisul Promoção: Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS
10h – 18h Abertura do Pub-Livro – Encontro PublishNews de Profissionais do Livro.
Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223) Em sua fala de abertura, o fundador do PublishNews, Carlo Carrenho, vai mostrar o que o mercado editorial deve esperar em 2018 e quais as ações e estratégias que poderão ser adotadas. Tendências, cases e soluções serão abordados neste panorama do mercado do livro. O Pub-Livro tem outras sessões no mesmo dia e local às 10h30min, 11h30min, 14h, 14h45min, 15h, 15h45min, 16h30min. A programação completa pode ser acessada no site www.feiradolivro-poa.com.br.
MULHERES NA LITERATURA
15h #LeiaMulheres – Por quê precisamos dessa hashtag?
Sala Oeste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
Promovendo a leitura e a discussão de obras escritas por mulheres, os clubes de leitura Leia Mulheres, iniciados no Brasil em 2015, já se espalharam por mais de 60 cidades brasileiras e 23 estados através de articulações em redes sociais. Com as mediadoras do Leia Mulheres POA, Clarissa Xavier, Maurem Kayna e Helen Pinho.
18h30min – 20h30min Ó mãe, me diz o que é ser feminina! Protagonismo das mulheres na literatura
Biblioteca Moacyr Scliar – Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul
Participantes: escritora Moema Vilela, jornalista Priscila Pasko e escritora Natália Borges Polesso. Mediação de Christina Dias. Promoção: Associação Gaúcha de Escritores
TRAJETÓRIAS
17h Flavio Koutzii: biografia de um militante revolucionário
Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
A trajetória de um dos mais respeitados nomes da esquerda, desde sua infância no Bairro Bom Fim, a formação política, a resistência ao golpe militar e a longa e cruel prisão na Argentina, até o retorno ao Brasil, após a anistia. Com Flávio Koutzii e Rafael Guimaraens.
18h Belchior: do sertão aos pampas Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
A trajetória de Antonio Carlos Belchior, do nascimento, no interior do Ceará ao derradeiro autoexílio, em Santa Cruz do Sul (RS). As pistas, na obra, da profissão de fé na migração contínua, ao não pertencimento (“Quem tem raiz é árvore”, disse); tudo já estava indicado em seu primeiro disco, na canção Rodagem (“Afina os ouvidos e os olhos, Luzia, que eu venho de longe: Oropa, França e Bahia”). Com Jotabê Medeiros e Juremir Machado da Silva.
AMOR ESSENCIAL
18h Amor para corajosos
Sala Oeste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
O poeta Vinícius de Moraes ensinava a amar “porque não há nada melhor para a saúde que um amor correspondido”. Se não há nada mais importante do que amar, pensar o amor em suas diversas formas e vínculos é fundamental. Com Luiz Felipe Pondé e Eduardo Wolf.
18h30min Quintana traduz Saint-Exupéry. A permanente atualidade de O pequeno Príncipe
Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
As crianças de hoje, os jovens, e, sobretudo, os adultos que estão mergulhados na sociedade de consumo de nossa época terão uma oportunidade excepcional de tomarem conhecimento de um clássico. Ninguém esquecerá jamais o que a Raposa disse ao Principezinho: “O essencial é invisível aos olhos”. Quintana, nosso Poeta-Maior, verteu essa fábula com a sua competência inigualável de tradutor e a sua genialidade de poeta. Com Armindo Trevisan, Valesca de Assis, Marô Barbieri e Paula Sperb.
18h30min SMC na Feira do Livro – Clássicos da Modernidade
Sala O Retrato – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Homem invisível, de Ralph Ellison, pelo professor convidado da UFRGS Luiz Mauricio Azevedo.
Deixe um comentário