Os interessados em participar do processo seletivo de novos alunos devem entregar documentação até sexta-feira, 10 de novembro.
Nesta sexta-feira, 10 de novembro, encerram-se as inscrições para a seleção de novos alunos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Crianças e jovens que querem se aperfeiçoar em instrumentos musicais de orquestra ou em prática coral podem se candidatar ao processo seletivo da instituição para 2018. Os interessados devem entregar a documentação, conforme o edital, na sede do conservatório (Av. Desembargador André da Rocha, nº 50), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.ospa.org.br. As inscrições são gratuitas.
Neste ano, a Escola aumentou 30% o número de vagas em relação ao ano passado. “São 83 novas vagas, maior quantidade em três anos. Além disso, pela primeira vez, estamos reservando 04 vagas para pessoas com deficiência, para o curso de Prática de Canto em Coro de Câmara”, comenta Diego Grendene de Souza, diretor da Escola de Música da Ospa. Nessa modalidade (prática em coro), dez vagas são reservadas a pessoas de baixa renda.
Pessoas que tenham a partir de 8 anos podem se inscrever para as seguintes modalidades de instrumentos: violino, viola de arco, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba e percussão. Já para aulas de canto coral, é necessário ter entre 8 e 20 anos, e não é obrigatório o conhecimento teórico-musical prévio. Os candidatos serão escolhidos conforme o seu desempenho na audição.
Para todas as modalidades, os interessados precisam estar comprovadamente matriculados no Ensino Regular ou já ter concluído o Ensino Médio. Os testes, agendados no ato da inscrição, serão realizados até o dia 24 de novembro de 2017. As partituras das obras que serão avaliadas estão disponíveis no site da orquestra até o dia 1º de novembro.
Mais informações pelo telefone (51) 3228-6737 ou por email: escolademusica.ospa@gmail.com
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.
No próximo ano, a Escola passará a funcionar no Palácio do Vice-governador (Palacinho), que foi cedido pelo Governo do Estado do RS para a Ospa.
Deixe um comentário