TEATRO
MOSTRA DE TEATRO DAD 2017
A MOSTRA DE TEATRO DAD, evento anual que reúne apresentações dos trabalhos finais de Graduação dos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, apresenta dois espetáculos gratuitos de 09 a 12 de novembro.
09, 10 e 11 de novembro, quinta, sexta e sábado
Espetáculo: Histórias do Cerro do Jarau, Estágio de Atuação de Carolina Santiago
Horário das apresentações: 12h30
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)
Classificação etária: 10 anos
Duração: 45 min
Lotação: 30 pessoas por apresentação
Sinopse do espetáculo: Buscando transcender os limites da própria imaginação, dois atores contam histórias. São elas: o sacristão e a fada moura encantada transformada em Teiniaguá. Adaptada e escrita em forma de conto por Simões Lopes Neto, a lenda gaúcha “Salamanca do Jarau” narra a história do gaúcho de nome Blau que, em suas cavalgadas pelas coxilhas, se depara com seres mitológicos que tinha ouvido falar somente nas histórias que conheceu quando era criança.
Ficha técnica resumida
Direção: Bruna Klein
Elenco: Carolina Santiago e Jonathan Pinheiro
Dramaturgia: adaptação de textos de Simões Lopes Neto pelo grupo
Orientação: professora Celina Alcântara
10, 11 e 12 de novembro, sexta, sábado e domingo
Espetáculo: próximo, Estágio de Atuação de Raíza Rolim
Horário das apresentações: 20h
Local: apartamento na Cidade Baixa (endereço a ser divulgado oportunamente)
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 min
Lotação: 8 pessoas por apresentação
Sinopse do espetáculo: Dois irmãos se reencontram. O lugar é o mesmo no qual se viram pela última vez. Suas escolhas individuais os mantiveram distantes. Agora, podem escolher permanecer juntos. A partir de conversas e de atividades corriqueiras, são reveladas vivências e memórias em comum. A intimidade descortina a vulnerabilidade do humano, da singela existência.
Ficha técnica resumida
Direção: Magda Schiavon
Elenco: Rafael Bricoli e Raíza Auler
Dramaturgia: O grupo
Orientação de atuação: professora Patrícia Leonardelli
Espetáculo teatral Contratantes realiza temporada nas quartas-feiras de novembro na Sala Qorpo Santo.
Apresentações gratuitas às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira).
Evento: temporada do espetáculo Contratantes, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e PROPESQ
Datas e horários das apresentações: nas quartas-feiras de novembro (dias 08, 22 e 29 — não haverá apresentação no feriado de 15/11), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes do espetáculo, no local de apresentação)
Duração: 50min
Classificação indicativa: 14 anos
No dia 08 de novembro, quarta-feira, acontecem duas apresentações da temporada do espetáculo teatral Contratantes. A peça apresenta quatro candidatos que concorrem a um cargo na direção de uma multinacional. O processo de seleção é baseado em um método de confinamento dos candidatos, que a qualquer custo tentam provar suas capacidades e habilidades a fim de alcançarem o tão almejado posto. As estruturas dos famosos reality shows, as mídias de massa e a romantização das grandes corporações são as inspirações para esse espetáculo que revela ao público, nosso grande contratante, como estamos inseridos em diversos sistemas hegemônicos de poder.
A temporada de Contratantes encerra as atividades do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE) no ano de 2017. A mostra de teatro universitário apresentou sete espetáculos ao longo do ano. O TPE é espaço privilegiado da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS. O projeto apresentou um espetáculo a cada mês, sempre às quartas-feiras, em dois horários: 12h30min e 19h30min. Todas as sessões foram gratuitas.
Obs: Todas as apresentações também serão transmitidas pela página do espetáculo no Facebook, sendo aberto a interferências também do público que assiste pela rede. (Facebook.com/projetocontratantes)
Ficha técnica resumida
Direção: Vitória Titton
Elenco: Eriam Schoenardie, Laura Hickmann, Lauro Fagundes e Maurício Schneider
Dramaturgia: o grupo, inspirado no texto “El Método Grönholm” de Jordi Galcerán
Originado na disciplina “Pesquisa do Núcleo Cena e Intermedialidade” do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS
Orientação: Marta Isaacsson
ARTES VISUAIS
Exposição Salta D’Água: dimensões críticas da paisagem, que aproxima artes e crítica ambiental, permanece até 24/11 na Pinacoteca do IA/UFRGS. Atividade Sucos Específicos acontece no dia 09/11 e palestra com Jorge Menna Barreto será realizada no dia 10/11. Entrada franca.
Evento: Exposição Salta D’Água: dimensões críticas da paisagem
Curadoria: Eduardo Veras e Diego Hasse
Promoção: Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS — Curso de História da Arte
Visitação: até 24 de novembro, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Atividades paralelas à exposição Salta D’Água: dimensões críticas da paisagem:
09 de novembro, quinta, às 19h: ação Sucos específicos, com Jorge Menna Barreto, na Pinacoteca do IA/UFRGS
10 de novembro, sexta, às 14h: palestra com Jorge Menna Barreto, na Pinacoteca do IA/UFRGS
Imagens: obra de Maria Graham — cedida pelo curador Eduardo Veras; obra de Lilian Maus — cedida pela artista
Contatos dos curadores: eduardo.veras@hotmail.com; diegohasse3@gmail.com
Permanece aberta para visitação até 24 de novembro na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS a exposição Salta d’água: dimensões críticas da paisagem. A mostra, com curadoria de Eduardo Veras, professor do Bacharelado em História da Arte, e de Diego Hasse, formando do curso, é resultado de pesquisas que os dois vêm desenvolvendo há quase três anos. O trabalho identifica representações e outras formas de abordagem da paisagem e de elementos da natureza por parte de diferentes artistas. A ênfase está na crítica de teor ecológico e político que por ventura se percebe em gravuras, desenhos, mapas, fotografias, vídeos e performances.
O ponto de partida de Salta d’água: dimensões críticas da paisagem é a gravura que empresta título à exposição, uma água-forte de 1824, concebida por Maria Graham (1785 – 1842), viajante britânica que, no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado, foi preceptora da então jovem princesa Maria da Glória, filha de Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Nessa imagem, gravada na Europa por Edward Finden a partir de um desenho original de Lady Graham, desponta em primeiro plano um registro inicial da devastação da Mata Atlântica: o toco de uma grande árvore que, imagina-se, havia sido imponente (a queda d’água do título surge apenas ao fundo).
Segundo a proposta curatorial, essa gravura aparece na companhia de obras recentes, de artistas visuais contemporâneos: mapas de Hélio Fervenza; aquarelas de Ana Flávia Baldisserotto, em que ela desenha apenas inços; desenhos de grandes dimensões em que Claudia Hamerski reproduz as plantinhas quase imperceptíveis que irrompem em meio às frestas de concreto da vida urbana; fotografias de Mariana Silva da Silva sobre o Guaíba e seus adjacentes; fotografias de Maria Ivone dos Santos; desenhos de Emanuel Monteiro e um registro de paisagem de Marcelo Chardosim. A mostra inclui ainda desenhos de Lilian Maus feitos no Morro da Borússia, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, evocando os artistas viajantes do passado. Lara Menna Barreto apresenta em vídeo uma série de paralelismos entre elementos da natureza e o próprio corpo da artista.
Por fim, a exposição inclui desenhos e cadernos de anotações de velhos mestres do Instituto de Artes, atuantes na escola na primeira metade do século XX. São representações de paisagem e desenhos de observação da natureza assinados por Benito Castañeda (1885 – 1955), Luis Maristany de Trias (1885 – 1964) e Francis Pelichek (1896 – 1937).
No dia 9 de novembro, uma quinta-feira, às 19h, ainda na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS, Jorge Menna Barreto realiza a ação Sucos específicos (Porto Alegre). O artista, que foi um dos destaques da última Bienal Internacional de São Paulo com o projeto Restauro, vai oferecer ao público sucos que combinam frutas e verduras de cultivo orgânico com capim e outros plantas alimentícias não-convencionais, todos recolhidos na cidade em que se opera a performance; no caso, Porto Alegre.
No dia 10 de novembro, a partir das 14h, no mesmo local, acontece palestra de Jorge Menna Barreto, também com entrada franca.
Exposição de arte postal Reflexive Mail, com obras de mais de cem artistas estrangeiros e brasileiros, fica no Espaço Ado Malagoli do IA/UFRGS até 18 de novembro. Entrada franca.
Evento: exposição Reflexive Mail
Curadoria: Charlene Cabral
Apoio: Centro Acadêmico Tasso Corrêa do IA/UFRGS, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS, CNPq, PROPESQ/UFRGS
Visitação: até 18 de novembro, das 09 às 19h
Local: Espaço Ado Malagoli do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — no saguão do Instituto de Artes)
Ingresso: entrada franca
Imagens: cedidas por Charlene Cabral
Exposição Reflexive Mail no Facebook: https://m.facebook.com/reflexivemail/photos/gm.1555617081164884/1308265905951061/?type=3&source=44
Permanece aberta para visitação até 18 de novembro a exposição Reflexive Mail, que reúne mais de cem obras de arte postal feitas por artistas do Brasil e de países como Japão, Alemanha, Estados Unidos, Itália, França, México, Uruguai, Áustria, Espanha, Austrália e Grécia. A exposição, organizada por Charlene Cabral, aluna do curso de História da Arte do IA/UFRGS, propõe uma reflexão sobre as (im)possibilidades desse tipo de prática artístico-cultural na contemporaneidade e foi montada a partir de uma convocatória internacional de arte postal feita por Cabral. Como é usual nas convocatórias desse tipo, não houve júri e todas as obras recebidas estão sendo expostas e podem ser vistas no catálogo online: reflexivemail.tumblr.com.
A exposição dos trabalhos é acompanhada por cópias de catálogos e publicações de arte postal historicamente relevantes para livre consulta do público. A pesquisa de Charlene Cabral sobre arte postal contou com a orientação dos professores Elida Tessler e Eduardo Veras. A entrada para a exposição Reflexive Mail é gratuita.
MÚSICA
Recitais com entrada franca da semana
04 de novembro, sábado
19h: Concerto do Coro da Universidade Estadual de Londrina. Coordenação: prof. Vilson Gavaldão de Oliveira. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.
07 de novembro, terça
19h: Recital de Natália Sanchez Montealegre (piano). Coordenação: profª Catarina Domenici. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.
20h: Recital de Bianca D’Avila do Prado (violoncelo). Participação da pianista Luciana Malacarne. No programa, sonatas para violoncelo e piano de Johann Sebastian Bach e de Ludwig van Beethoven. Coordenação: professora Milene Aliverti. Local: Escola de Música Tio Zequinha (Rua Coronel Lucas de Oliveira, 894). Entrada franca (com doação opcional de um quilo de alimento não perecível).
08 de novembro, quarta
18h: Recital de Mariana Brito (piano). Coordenação: profª Catarina Domenici. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.
09 de novembro, quinta
12h30: Sarau no IA — recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: prof. Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.
17h: Recital de Louise Nunes (piano). Coordenação: profª Catarina Domenici. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.
10 de novembro, sexta
17h: Recital de Pedro Gabriel Lima (piano). Coordenação: profª Catarina Domenici. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.
Deixe um comentário