Nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 20h, o Projeto Raros apresenta na Cinemateca Capitólio Petrobras o filme russo A Caça Selvagem do Rei Stakh, de Valeri Rubinchik. Após o filme, acontece um debate com o pesquisador Carlos Thomaz Albornoz. Com exibição digital e legendas em inglês, a sessão tem entrada franca.
A CAÇA SELVAGEM DO REI STAKH
(Dikaya okhota korolya Stakha)
105 minutos, União Soviética, 1979
Direção: Valeri Rubinchik
Exibição digital com legendas em inglês.
Adaptação do livro de Uladzimir Karatkievich sobre a história de um pesquisador de lendas folclóricas em viagem pela Bielorrússia do século 19. Ele envolve-se em uma trama gótica quando se depara com a maldição de uma família aristocrática local. E quando começa a desvendar os segredos enterrados em seu palácio, ele próprio torna-se a caça de silenciosos fantasmas que espreitam a cavalo e entregam a morte todos que cruzam seu caminho. Após a sessão, acontece um debate com o pesquisador Carlos Thomaz Albornoz.
“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no Cinesesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o projeto Raros.
GRADE DE HORÁRIOS
17 a 20 de outubro de 2017
17 de outubro (terça)
18h – O Exército das Sombras
20h30 – Pré-estreia de Na Praia à Noite Sozinha
18 de outubro (quarta)
18h – O Círculo Vermelho
20h30 – Pré-estreia de Na Praia à Noite Sozinha
19 de outubro (quinta)
18h – Leon Morin Padre
20h30 – Pré-estreia de Na Praia à Noite Sozinha
20 de outubro (sexta)
18h – 24 Horas na Vida de um Palhaço + O Silêncio do Mar
20h – Projeto Raros (A Caça Selvagem do Rei Stakh)
21 de outubro (sábado)
Mostra Ela na Tela (em breve divulgação)
22 de outubro (domingo)
Mostra Ela na Tela (em breve divulgação)
Deixe um comentário