Carlos Roberto Velho Cirne Lima é um dos maiores filósofos contemporâneos. A chegada de sua Obra Completa (Editora Escritos, 2017) é um sopro de vida e lucidez num cenário mundial de caos e crise humanitária. Quais as soluções? Podemos citar várias, sejam políticas, econômicas ou sociais. Mas, sem dúvida, a principal é mais Ética, mais Filosofia.
Mesmo que já tenha, na esfera acadêmica, um grande reconhecimento, o lançamento da Obra Completa do professor Cirne Lima – edição fundamental de um filósofo brasileiro – permitirá às novas gerações usufruir de um vasto conhecimento acumulado. Seus livros tratam de questões filosóficas universais sob uma perspectiva única, expondo todo um contexto histórico não só do Brasil, mas de ordem mundial, sem qualquer preconceito ou xenofobia.
A coleção, sob coordenação editorial de Ivete Keil, é composta por 5 volumes: I – Ainda Neotonista, II – A Ruptura: Dialética e Realismo, III – Filosofia como Sistema: o Núcleo, IV – Filosofia como Sistema: Artigos e Entrevistas (2006 – 2014), V – Filosofia como Sistema: Artigos e Entrevistas (1962 – 2005). Todas as capas foram concebidas pela artista Maria Tomaselli.
Os e-books da coleção estarão disponíveis no site www.escritos.com.br no dia 30 de setembro e o lançamento da OBRA COMPLETA (versão impressa) será realizado no Studio Clio (Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – Porto Alegre) no dia 03 de outubro, às 19h30. Nesta ocasião os professores Eduardo Luft, Ariel Koch Gomes e Francisco Marshall ministram a palestra“O pensamento de Carlos Cirne Lima”.
O projeto de edição dos e-books é uma realização da Editora Escritos e conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), cujo aporte foi crucial para a etapa preliminar da produção da coleção impressa.
Carlos Roberto Velho Cirne Lima, (Porto Alegre, 1931) é um filósofo dialético contemporâneo brasileiro. Recebeu, em 1958, seu doutorado em Filosofia pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, e lecionou Filosofia em Viena como professor visitante, e em Porto Alegre como professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e UNISINOS.
Deixe um comentário