Compositor, violonista, intérprete e fundador do grupo musical Tambo do Bando é o convidado do projeto Tempos de Música, que acontece dia 28 de setembro, às 19h.
A união de literatura, as canções regionais e a música tradicionalista é o tema do próximo encontro do projeto Tempos de Música com cantor e compositor Vinícius Brum. O evento acontece dia 28 de setembro, às 19h, no Museu Julio de Castilhos.
Vencedor de diversos festivais nativistas ao longo dos últimos anos, acumulando três Califórnias da Canção, entre outros prêmios, Brum apresentará parte do seu trabalho de doutorado, com alguma interação musical ao longo das aulas.
“O meu questionamento é sobre a canção regional, com uma abordagem ilustrada e a partir da obra de Barbosa Lessa, desde o final dos anos 40 até os anos 80, incluindo no estudo o Conjunto Farroupilha e Os Gaudérios”, explica Brum, que analisa a construção do movimento nativista através da canção popular.
Vinícius Brum é compositor, violonista, intérprete e fundador do grupo musical Tambo do Bando. Foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa (1994, 1997 e 2001), Moenda da Canção (1996 e 1997) e Prêmio Açorianos (1992). Entre 2015 e 2017, foi o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).
O ingresso custa R$ 20. Ao final do encontro, o público será convidado para uma visita noturna especial pela casa de Julio de Castilhos.
Sobre Tempos de Música
Pensado pela diretora do Museu Julio de Castilhos, Gabriela Correa da Silva, com curadoria do pianista João Maldonado, o projeto Tempos de Música combina o repertório com algum período da história da música representada por um ritmo tema, traçando paralelos sonoros entre os músicos criadores protagonistas e suas épocas.
SERVIÇO
Tempos da Música – Edição Canção Regional Gaúcha de Barbosa Lessa à Califórnia da Canção Nativa, com Vinicius Brum.
Data: 28 de setembro | Quinta-feira.
Hora: 19h.
Local: Museu Julio de Castilhos (rua Duque de Caxias, 1205 – Centro Histórico).
Ingresso: R$ 20.
Deixe um comentário