O violonista e cantor Sérgio Rojas apresenta seu mais recente trabalho, “Frontera”, dia 21 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190), composto todo em espanhol, entre outras interpretações que influenciaram sua carreira. Com acompanhamento de Diogo Barcelos (piano), Sandro Berneira (baixo) e Xandy Olly (bateria), o show integra o Festival Chapéu Acústico, que celebra um ano do projeto musical concebido e produzido por Marcos Monteiro na instituição. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.
Este é o primeiro DVD do músico, natural de Uruguaiana, apadrinhado pela lenda da música latino-americana, Mercedes Sosa, a quem é dedicado. Trata-se de uma justa homenagem, já que Rojas acompanhou as turnês da cantora pelo Brasil, em 1987 e 1995, atuando como músico convidado. Os dois mantiveram uma amizade muito próxima, a ponto dela ser uma espécie de ‘madrinha’ de Rojas no cenário musical do Cone Sul. O novo trabalho é a aproximação de uma fase definitiva na carreira do músico, que fez história nos festivais nativistas do RS e dividiu o palco com Fito Paez, em 2003 e gravou os próprios discos entre Rio de Janeiro, Montevideu, Buenos Aires e Porto Alegre.
A inquietação de “Frontera” posiciona sua versatilidade e traz a reflexão sobre a integração sobre os povos latinos, suas semelhanças e peculiaridades nas letras e melodias, das 17 faixas. Natural de Uruguaiana, Sérgio Rojas, aposta na tríade cultural da fronteira. Triangula influências do Uruguai, Argentina e Brasil, contemplando ritmos como milonga, zamba argentina, candombe uruguaio, baladas, inspirações do rock argentino e até cúmbia. Mesmo radicado em Porto Alegre há mais de 30 anos, Rojas pretende cruzar nossa fronteira com esse trabalho, que é o terceiro registro durante toda sua carreira, de 50 anos, após ter gravado os CD’s “Nosso Segredo” e “Por Onde Eu For”.
O Chapéu Acústico vem movimentando o Salão Mourisco da BPE, instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel), com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas destes profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.
Confira a agenda do Festival Chapéu Acústico:
dia 22 (sexta) – Octeto Jazz Gig
dia 26 (terça) – Brothers Orquestra
dia 28 (quinta) – Um Piano e Dois Trompetes – Jorginho do Trompete, Rochinha e Luiz Mauro Filho
dia 29 (sexta) – Dinho Oliveira Quarteto
Serviço:
Dia: 21 de setembro de 2017 (quinta-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190).
Contato: Com o produtor Marcos Monteiro – Telefones (51) 3013-2236/9935-0608 e e-mailduearth@terra.com.br
Contribuição espontânea.
Deixe um comentário