Na Quarta de Cinema, 30, às 23h40, o Curta! exibe episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. O montador e diretor de cinema Eduardo Escorel analisa a cena da feijoada antropofágica do filme “Macunaíma” (1969), baseado na obra homônima de Mário de Andrade. “O Joaquim considerava o filme uma interpretação crítica do livro e não uma adaptação. Uma interpretação crítica à luz da antropofagia e da obra do Oswald de Andrade, por quem ele era fascinado. Havia toda uma espécie de conflito de ideias que resulta no filme Macunaíma”, avalia Escorel.
Já na Sexta da Sociedade, às 23h30, é a vez da série também exclusiva “Retornados”. No episódio “Ritos e Ritmos das Diásporas”, os diretores Maria Pereira e Simplício Neto mostram como a língua portuguesa foi preservada na África a partir da música. A brasilidade acompanha os retornados por meio dos cânticos em rituais religiosos, do samba e dos instrumentos musicais como o tamborim e o pandeiro. Produção da Praga Conexões e da Jurubeba com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, “Retornados” aborda, ao longo de oito episódios, o movimento histórico e cultural que surgiu a partir do retorno de escravos que foram libertados no Brasil do século XIX e voltaram para seus países de origem, na África.
Na Segunda da Música, às 22h, o Curta! exibe “Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá Em Casa”, show de álbum do artista realizado no quintal de sua própria casa. Com direção de Andrucha Waddington, o documentário mostra o encontro do músico com convidados como Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor e Demônios da Garoa. Eles compõem, tocam juntos e conversam sobre os bastidores da história da música. O show foi gravado no aniversário de 50 anos de Antunes, na presença de familiares e amigos.
Já na Terça das Artes, às 23h30, a série “Caçadores da Alma” traz episódio inédito que aborda o protagonismo na fotografia das paisagens e personagens de um Brasil distante dos holofotes. Em “Outros Brasis”, o cineasta Silvio Tendler mostra depoimentos e obras de fotógrafos que se debruçam sobre quilombolas, seringueiros, catingueiros, indígenas e optam por registrar a vida cotidiana de lugares como o sertão e as favelas. “Caçadores da Alma” é uma série exclusiva do Curta! produzida pela Caliban Produções, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual. Ao longo de 13 episódios, são investigadas as paixões que movem os cliques de fotógrafos de variadas correntes artísticas ao redor do mundo.
No dia seguinte, na faixa “A Vida é Curta”, na Quarta de Cinema, às 20h, serão apresentados curtas que abordam a vida e a obra de dois grandes nomes do cinema brasileiro: o diretor Humberto Mauro e a atriz Glauce Rocha. Estreando no canal, “Mauro Humberto”, de David Neves, destaca a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Na sequência,“Glauces, Estudo de um Rosto”, de Joel Pizzini, traz um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha, uma das maiores atrizes do cinema nacional.
Ainda na Quarta de Cinema, às 21h, é a vez do episódio inédito da série exclusiva “A Linguagem do Cinema”, idealizada e dirigida pelo cineasta baiano Geraldo Sarno. Em “David Neves”, os quatro amigos Arnaldo Carrilho, Carlos Moletta, José Carlos Avellar e Walter Lima Jr relembram a atuação do crítico de cinema, roteirista e diretor brasileiro David Neves na origem do Cinema Novo.
SEGUNDA DA MÚSICA
Arnaldo Antunes – Ao Vivo Lá em Casa (Documentário)
Arnaldo Antunes recebe convidados em sua casa. Eles conversam, compõem e tocam juntos – revelando histórias e bastidores da música popular brasileira de forma espontânea, abrindo ao público momentos raras vezes registrados da criação musical.
Diretor: Andrucha Waddington
Duração: 96 min
Exibição: 28 de agosto, segunda-feira, às 22h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 29 de agosto, terça-feira, às 2h e às 16h;
Dia 30 de agosto, quarta-feira, às 10h;
Dia 02 de setembro, sábado, 11h.
TERÇA DAS ARTES
Caçadores da Alma (Série)
Série baseada em depoimentos de diversos fotógrafos, seus temas recorrentes, seus estilos, seus equipamentos e suas reflexões sobre o fazer fotográfico.
Episódio inédito – Outros Brasis
Revelamos um país que não está nos cartões postais. Longe dos holofotes, ganham protagonismo paisagens e personagens do Brasil profundo. Populações tradicionais como colhedores de flores, quilombolas, seringueiros, caatingueiros são retratadas por profissionais consagrados. Vemos a beleza e a dor dos sertões na pele áspera dos vaqueiros e na delicadeza de um mandacaru. A luta pela preservação dos saberes ancestrais dos indígenas. A vida cotidiana das favelas além da guerra entre facções, onde crianças brincam nas ruas. Há quem se dedique a registrar cozinhas do interior, onde a beleza está na simplicidade dos utensílios. Outros olham para o extremo da vida em condições subumanas.
Diretor: Silvio Tendler
Duração: 26 min
Estreia: 29 de agosto, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 30 de agosto, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 31 de agosto, quinta-feira, 11h30;
Dia 02 de setembro, sábado, 20h45.
QUARTA DE CINEMA
“A Vida é Curta” apresenta produções realizadas através de arquivos
Nessa quarta-feira, a faixa “A Vida é Curta” exibe dois curtas que foram realizados através de arquivos, focados em apresentar a vida e a obra de artistas. São “Mauro, Humberto” e “Glauces, Estudo de um Rosto”. Dirigido por David Neves, o curta “Mauro, Humberto” mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Sua rica filmografia, onde a intuição substitui a teoria, alcançou prestígio internacional, pela fidelidade à paisagem e a captação do jeito simples da gente de Minas Gerais. Na sequência, o documentário experimental “Glauces, Estudo de um Rosto”, de Joel Pizzini, exibe um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha, uma das maiores atrizes do cinema brasileiro.
Exibição: 30 de agosto, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 31 de agosto, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 01 de setembro, sexta-feira, às 8h;
Dia 02 de setembro, sábado, às 14h.
A Linguagem do Cinema (Série)
A linguagem do cinema – coletânea de vídeos que documentam os processos de criação de 10 cineastas brasileiros – é uma realização da Riofilme e do cineasta Geraldo Sarno. Dedicado às questões das formas de expressão cinematográfica esta coletânea dá início a uma série que será uma introdução à linguagem cinematográfica. Está dirigida ao público em geral que, no seu cotidiano, lida de maneira crescente com a linguagem audiovisual, e também a estudantes e professores universitários, principalmente os dos cursos de cinema e comunicação.
Episódio inédito – David Neves
Após depoimento inédito de David Neves (1938-1994) sobre a gênese do Cinema Novo, o programa que lhe é dedicado reúne quatro amigos, Arnaldo Carrilho, Carlos Moletta, José Carlos Avellar e Walter Lima Jr., para relembrarem sua atuação múltipla e generosa no cinema brasileiro.
Estreia: 30 de agosto, quarta-feira, às 21h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 31 de agosto, quinta-feira, às 1h e às 15h;
Dia 01 de setembro, sexta-feira, às 9h;
Dia 04 de agosto, segunda-feira, às 00h.
Grandes Cenas (Série)
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro.
Episódio inédito – Macunaíma
O montador Eduardo Escorel debate a cena da feijoada antropofágica em Macunaíma (1969), adaptação que Joaquim Pedro de Andrade faz do romance de Mário de Andrade, levando o fantástico e a farsa para o cinema de forma tão original e tão brasileira.
Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno
Duração: 17 min
Estreia: 30 de agosto, quarta-feira, às 23h40.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 31 de agosto, quinta-feira, às 3h40 e às 17h40;
Dia 01 de setembro, sexta-feira, às 11h40;
Dia 02 de setembro, sábado, às 21h15.
QUINTA DO PENSAMENTO
Há Muitas Noite na Noite (Série)
“Há Muitas Noites na Noite” traça um panorama sobre o período de exílio do poeta Ferreira Gullar, inspirada na obra “Poema Sujo”. Com direção de Sílvio Tendler, o programa mescla animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações. Em sete episódios, a produção registra a trajetória pessoal e política do escritor desde 1964, quando integrou o Centro Popular de Cultura da UNE, passando pelas resistências artísticas no Brasil, com o Grupo Opinião e o Teatro de Arena, além do exílio na Rússia e em países da América Latina. Ainda recorda todas as dificuldades e tristezas decorrentes da distância da família e amigos, até a volta ao Brasil. “Há Muitas Noites na Noite” conta com a participação de intelectuais, artistas e amigos que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas.
Episódio – Poema Sujo – Parte 3
A terceira e última parte do Poema Sujo, apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais, e com uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema. O poeta coloca no papel o que foi vivido e explora a relação do homem com sua cidade, percorrendo desde sua infância em São Luís do Maranhão até o exílio e relação de passado e presente, das coisas deixadas, esquecidas, dos diferentes pontos de vista, e as diferentes velocidades e ritmos existentes em um dia e uma noite, em uma cidade, um país, na vida e no corpo de um homem.
Diretor: Silvio Tendler
Duração: 26 min
Estreia: 31 de agosto, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 01 de setembro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 02 de setembro, sábado, 20h15;
Dia 03 de setembro, domingo, 8h30.
SEXTA DA SOCIEDADE
Retornados (Série)
África, costa ocidental, século XIX: milhares de escravos africanos libertos regressam do Brasil às suas terras de origem. Com eles, o cozido, a burrinha, a língua portuguesa e outras brasilidades se espalham pela costa ocidental africana, dando origem ao grupo conhecido como retornados ou agudás. Na série Retornados, veremos como os descendentes desse grupo experimentam hoje, em Gana, Togo, Benin e Nigéria, as heranças culturais brasileiras. Conheceremos também a história de retornados que desempenharam papel importante na formação das sociedades brasileira e africana, e os laços ainda cultivados por famílias separadas pelo Atlântico.
Episódio inédito – Ritos e Ritmos das Diásporas
Embalados pelas músicas e festas levadas pelos retornados, conheceremos o Agbe da comunidade Tabom, de Gana, a burrinha do Benim, a festa de egungun, na Nigéria, e os esforços para preservação da língua portuguesa através do canto.
Diretores: Maria Pereira e Simplício Neto
Duração: 30 min
Exibição: 01 de setembro, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 02 de setembro, sábado, às 3h30 e às 19h30;
Dia 03 de setembro, domingo, 2h;
Dia 04 de setembro, segunda-feira, 17h30.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo). Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurt
Deixe um comentário