Da Redação
Doutor pela universidade Paris I, pós-doutor pela École de Hautes Études en Scientes Sociales (Paris) e professor titular de Sociologia da UFRGS, Antonio David Cattani lança nesta quarta-feira (30), às 19h, o seu livro “Ricos, podres de ricos” na Fundação Ecarta (Av.João Pessoa, 943), em Porto Alegre. Para marcar o lançamento, será realizado um debate sobre o tema com a participação de Cattani, de Marcos Fuhr (Sinpro-RS) e Dão R. Dos Santos (Instituto Justiça Fiscal).
A obra, lançada pela Tomo Editorial, explica que o termo podres de ricos existe em outras línguas – como inglês, alemão e espanhol – e refere-se a posses exageradas e ultrajantes. Em 64 páginas, Cattani buscar responder perguntas a respeito da concentração de renda nas mãos de uma quantidade cada vez menor de pessoas.
“Porque as análises científicas só se preocupam com os que ganham pouco e raramento estudam os multimilionários? Riqueza e pobreza são fenômenos separados ou existe uma dimensão relacional entre eles? Porque a posse da riqueza extrema é mitificada ou mistificada? As grandes fortunas provêm da competência exercida em mercados livres ou poder obtido graças ao capital concentrado? Elas contribuem para o bem comum ou corrompem as normas morais da sociedade, fragilizam a economia e deturpam a democracia? É possível promover uma repartição mais justa da renda?”
Deixe um comentário