No dia 31 de agosto, às 19h, a mezzo-soprano Angela Diel apresentará canções brasileiras eruditas no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, com entrada franca.
A cantora lírica Angela Diel, acompanhada por Fernando Rauber ao piano e Giovanni Berti na percussão, mostrará ao público parte da riqueza cultural brasileira através da música originária de diferentes regiões do país. Além da apresentação das 19h, aberta ao público, será realizado, no mesmo local, um concerto didático para estudantes de escolas da cidade, às 15h, mediante inscrição prévia (inscrições já encerradas).
Para a elaboração deste projeto, Angela Diel realizou pesquisa sobre lendas e canções nacionais, descobrindo particularidades que revelam a diversidade cultural brasileira, como canções de origens folclóricas, danças afro-brasileiras, pontos rituais de batuque, lendas amazônicas e canções urbanas. Todas essas obras contam com autoria de grandes nomes da cultura brasileira, como os compositores Ernani Braga, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri e Edino Krieger, e poetas como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes.
Durante o ano, já foram realizadas apresentações em dez cidades do Rio Grande do Sul: Arroio dos Ratos, Campo Bom, Camaquã, Guaíba, Ivoti, Cachoeira do Sul, Rio Pardo, São Jerônimo, Bom Princípio e Pelotas, contemplando cerca de 3 mil pessoas.
O projeto A Canção Brasileira é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio das empresas CMPC Celulose Riograndense e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, apoio do Theatro São Pedro, e produção cultural da Bonella Produções.
A CANÇÃO BRASILEIRA – CANTO, PIANO E PERCUSSÃO
Angela Diel (canto) | Fernando Rauber (piano) |Giovanni Berti (percussão)
Data: 31 de agosto, quinta-feira
Local: Foyer Nobre do Theatro São Pedro
Horário: 19h
ENTRADA FRANCA (por ordem de chegada – não haverá distribuição de ingressos)
Capacidade de público: 120
CURRÍCULOS
ANGELA DIEL (MEZZO-SOPRANO)
Atua como solista em Óperas, Oratórios, Missas e Cantatas junto às principais orquestras brasileiras. Paralelamente segue carreira de música de câmara, com destaque para o ‘lied’ e a canção brasileira. Recebeu o prêmio de melhor voz feminina no prestigioso Concurso Nacional Carlos Gomes e, em 2009, foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Música na categoria “melhor intérprete erudita” pelo CD Cantares. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento vocal em Viena e Bruxelas. Sua intensa atividade em recitais a tem levado às principais salas de concerto do Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, Chile, Bélgica e Luxemburgo, acompanhada por renomados pianistas, com ênfase no repertório alemão, francês, espanhol e brasileiro. Angela Diel é fundadora da Casa da Música de Porto Alegre.
FERNANDO RAUBER (PIANO)
Atua como docente no Curso de Licenciatura em Música da UCS e como pianista na Orquestra Sinfônica da UCS. É doutor em música pela UFRGS, instituição na qual realizou também cursos de mestrado e bacharelado em música. Tem se destacado pela sua intensa atividade de música de câmera com diversas formações instrumentais. Foi um dos vencedores no concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, interpretando, em 2006, o 3º Concerto para Piano e Orquestra de Bela Bartók, sob regência do maestro Claudio Ribeiro. Em 2007, foi selecionado para ser bolsista do Chautauqua Music Festival em Chautauqua, NY, Estados Unidos. Trabalhou como pianista acompanhador do II e III Festival de Música de Câmara da UCS e, durante os anos de 2009 a 2012, foi pianista do Coro Sinfônica da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
GIOVANNI BERTI (PERCUSSÃO)
Começou sua carreira com o compositor Túlio Piva. Participou dos regionais Vibrações e Theatro São Pedro, acompanhando nomes como Moreira da Silva, Jards Macalé, Déo Rian, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca e Jamelão. Acompanhou nomes de expressão nacional como Ivan Lins, Roberto Menescal, Dominguinhos e Sivuca. Sua atividade o tem levado a participar de várias formações musicais, inclusive com orquestra sinfônica (OSPA) e de câmara (Theatro São Pedro, Ulbra e Unisinos), além de gravações ao lado de músicos gaúchos, nacionais e internacionais. Recebeu prêmio de melhor instrumentista em vários festivais, entre eles Moenda da Canção, Canto da Lagoa e Festival do Choro de Porto Alegre. Atualmente trabalha com Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Antonio ViIleroy, EL TRIO com Leonardo e Claudio Sander, Regional Espia Só, Marcelo Delacroix, Gelson Oliveira, entre outros.
Deixe um comentário