Nesta quinta-feira, 24 de agosto, os Fantomaticos participam do projeto Ocidente Acústico, onde dividem a noite com o grupo Renascentes.
Após o lançamento de seu terceiro disco em novembro de 2016, onde realizou uma série de shows, com destaque para a estreia no Teatro Bruno Kiefer em Porto Alegre e a participação no festival Morrostock, a banda divulgou no início do mês o segundo clipe do disco, Ela me Pegou (https://goo.gl/tyBrTS).
Composta por Augusto Stern e Fernando Efron, uma das canções mais pop do álbum, foi a escolhida. Com produção da Matilha Filmes e direção de Bruno Carvalho, Renato Winckiewicz e Gabriel Bolfoni, o filme coloca as mulheres como protagonistas, estrelado por Martina Pilau, Roberta Spessatto, Duda Andreazza, Natally Woida, Mariana Goldani, Leticia Kleemann e Franciele Aguiar. A fotografia é de Renato Winckiewicz e Gabriel Bolfoni e edição e finalização de Filipe Barros.
Fantomaticos III traz 12 faixas inéditas, com músicas mais diretas, voltadas sobretudo à execução ao vivo. Segundo Augusto Stern, guitarrista, esta proposta mais descontraída e crua se deve à chegada de Rodrigo Trujillo (teclado) e Pedro Petracco (bateria), à banda. Outro fator que o grupo destaca como uma mudança, é o tempo de produção do novo material, de apenas 10 meses. “Enquanto no primeiro disco levamos três anos e no segundo um ano e meio, desta vez fomos todos músicos e produtores e a espontaneidade que nos pautou se reflete no resultado”, conta Fernando Efron, guitarrista. “Quase todas as músicas foram testadas ao vivo antes de entrarem no disco, o que também nos ajudou a ter um retorno mais rápido do que poderia melhor funcionar”, conta.
Os shows iniciam às 22h e a casa abre às 21h, com ingressos a R$ 30,00. O Ocidente fica João Telles esq. Osvaldo Aranha.
Sobre os Fantomaticos
André Krause – baixo e vocais
Augusto Stern – guitarra e vocais
Fernando Efron – guitarra e vocais
Pedro Petracco – bateria e vocais
Rodrigo Trujillo – teclado e vocais
Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre que lança seu terceiro disco em 2016. Surgida no ano de 1999, ainda de forma experimental, logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000. O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em 2015 fizeram seus primeiros shows internacionais, no Uruguai.
O primeiro disco, ‘No Bosque’ (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade nas composições e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção ‘Gin’ à programação da MTV.
O segundo disco, ‘Dispersão’ (2013), revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras mais introspectivas e consistentes. Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: “(…) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (…) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!”
Deste álbum foram lançados quatro clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow e Bis, Box Brasil, com destaque para a música ‘Ao Longe’. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes, Mínima FM, entre outras e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM.
A canção ‘Recorriendo’, foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra). O disco foi destaque na mídia especializada nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA).
Entre o final de 2014 e o final de 2015 lançaram três EPs, já pelo selo gaúcho Ué Discos, que representa a banda. São eles: ‘Veja Bem a Sua Volta’, que ganhou bastante espaço nas rádios, ‘Keep Calm’, que tem um belo vídeo e ‘Vale’, que mostra um lado bem acústico e marca a entrada do baterista Pedro Petracco na banda.
O terceiro álbum, intitulado apenas como ‘Fantomaticos’, propõe músicas mais diretas e minimalistas, voltadas sobretudo para a execução ao vivo. São 12 músicas inéditas produzidas e gravadas pela banda no seu estúdio, o Bunker Studio. Para saber mais sobre a banda, acesse: fantomaticos.com
Deixe um comentário