João Maldonado Trio (JMT) apresenta no dia 15 de agosto (terça), às 19h, o show “Blues From Windows”, no Chapeu Acústico, da Biblioteca Pública do Estado (BPE). O evento tem a curadoria do produtor e fotógrafo Marcos Monteiro, que tem transformado a instituição num dos espaços mais importantes da música gaúcha. A contribuição é espontânea.
Formado por João Maldonado (piano), Claudio Calcanhoto (bateria) e Marcio Bolzan (baixo acústico), o trio tem um repertório com composições próprias e ousado, ao fazer releitura de clássicos que marcaram a história do rock gaúcho – TNT, Cidadão Quem e Papas da Língua – e internacional, como Beatles, Jimmi Hendrix, e, claro, clássicos do jazz. A roupagem jazzística para temas de rock é uma característica que distingue o JMT de outros conjuntos instrumentais. “Vamos tocar Come Together (Beatles), Voodoo Child (Hendrix), Cantalope Island (Herbie Hancock), Nunca Mais Voltar(TNT) e Vem Pra Cá (Papas da Língua), além de algumas autorais. Acho que esse é o diferencial em relação a grupos mais tradicionais, que tocam mais standards”, diz João Maldonado.
João Maldonado
Ex-TNT, Maldonado é um dos instrumentistas mais respeitados na cena jazzística de Porto Alegre, com 40 obras gravadas, também com diversos músicos, como Charles Master, Solon Fishbone, Fernando Noronha, Garotos da Rua e Acústicos e Valvulados. Em 1998 foi considerado o melhor músico de blues do Chile. No exterior, tocou com vários artistas e bandas, como o baterista argentino Adrian Flores, o pianista Ron Levy – que ficou conhecido ao tocar com BB King – Kenny Neal, Larry McCray, Laura Brown e Shana Huges. A visibilidade enquanto frontman tem sido maior desde que se juntou a Marcio Bolzan e Claudio Calcanhoto – irmão de Adriana Calcanhoto – para dar vida ao trio. Apresentaram-se no Theatro São Pedro, Casa de Cultura Mario Quintana e Biblioteca Pública do Estado, no badalado Mississipi Delta Blues Bar (Caxias do Sul) e Noite dos Museus. E ainda na primeira edição do Festival BB Seguridade, em Porto Alegre, em 2016, que juntou 30 mil pessoas no Parque da Redenção, onde também tocaram Blues Etílicos, Stanley Jordan, Hamilton de Holanda e Maria Gadú.
SERVIÇO
Data: 15 de agosto | Terça-feira.
Hora: 19h.
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara – Centro Histórico).
Contato: Com João Maldonado (51) 98010.8155
Detalhes: no canal do YouTube joaomaldonado
Contribuição espontânea.
Deixe um comentário