Iniciativa inovadora, que busca aproximar as crianças da música autoral de qualidade produzida no nosso Estado, estreia no próximo sábado, dia 12, em Arroio do Meio, o projeto Ruas Cobertas de Crianças. Com espetáculos do Grupo Cuidado que Mancha, Grupo Aquarela e Claudio Levitan, além de oficinas para pais e filhos e educadores, a Mostra de Música Autoral Infantil Gaúcha procura divulgar e fortalecer a música enquanto ferramenta de diversão e reflexão para os pequenos.
Contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, com patrocínio da RGE Sul e apoio institucional da Cida Planejamento Cultural, o projeto Ruas Cobertas de Crianças tem entrada gratuita tanto para os shows, na parte da tarde, quanto para as oficinas, que ocorrem pela manhã. Para participar das oficinas, que ocorrem na parte da manhã, basta inscrever-se através do e-mail ruascobertasdecriancas@gmail.com.
Idealizada pela Jazz Produtora de Arte em parceria com a Imago Produtora, a Mostra de Música Autoral Infantil Gaúcha terá também a apresentação musical de alunos de Escolas Municipais e um espaço para artesãos e outros expositores com seus trabalhos destinados às crianças. No mesmo formato, ocorrerá em 14 de outubro a segunda edição da Mostra, desta vez em São Leopoldo.
Oficina de Musicalização gratuita para educadores enriquece o ensino da música em sala de aula
Dentro da programação do projeto Ruas Cobertas de Crianças, educadores poderão aperfeiçoar seus conhecimentos em uma Oficina de Musicalização. Também gratuita, a atividade pretende ampliar o repertório dos participantes, apresentando um panorama da música para crianças produzida no Brasil.
Práticas artísticas que poderão sensibilizar estes profissionais para o trabalho com seus educandos, como jogos e exercícios musicais, serão propostas pelos ministrantes Claudio Veiga e Raquel Grabauska. A oficina está marcada para às 9h, na Casa do Museu, e tem duração prevista de uma hora.
Para participar, os educadores podem enviar e-mail para ruascobertasdecriancas@gmail.com ou realizar a inscrição pessoalmente na Casa do Museu (Rua Visconde do Rio Branco, 604).
Serviço
Ruas Cobertas de Crianças – Mostra de produção musical autoral infantil
Edição Arroio do Meio
Dia 12/08, sábado
Local: Casa do Museu
9h – Oficina de Musicalização para Educadores e interessados
11h – Oficina de Música para Pais e Filhos
Ministrantes: Cláudio Veiga e Raquel Grabauska
Rua Coberta – R. Gen. Daltro Filho, Centro
14h – Espetáculo de abertura – Apresentações musicais de alunos da Rede Municipal de Ensino
15h – Espetáculo Cuidado que Ronca – Grupo Cuidado que Mancha
16h – Show de Claudio Levitan
17h – Espetáculo “Nessa Festa tem Bagunça” – Grupo Aquarela
Artistas
Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre em 1951. É arquiteto e autor de espetáculos infantis, como A maldição do castelo e a opereta Pé de Pilão. Escreveu O porão misterioso (L&PM, 2000), Prêmio Açorianos de Literatura Infantil no ano seguinte. Publicou também Tangos & Tragédias em quadrinhos, com desenhos de Edgar Vasques, além de ter participado de várias antologias de contos. Têm três CDs infantis gravados: O primeiro disco, Minha longa milonga e com.pacto.triplo, com os quais ganhou vários prêmios.
O Grupo Aquarela surgiu em 2011 com a finalidade de unir música e teatro em um trabalho lúdico voltado ao público infantil e desde a estreia de seu primeiro espetáculo, “Musica de Imaginar”, em 2012, vem amadurecendo e se consolidando. Em 2013, estreou seu segundo espetáculo, “Nesta Festa tem Bagunça”, um show com influências teatrais e circenses.
O Cuidado Que Mancha é um grupo de teatro, música e literatura. Foi fundado em 1995 por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli. Desde o começo, a busca por sonoridades diferentes, timbres inusitados e mistura de ritmos brasileiros já estava presente. A Mulher Gigante, um musical para crianças que virou espetáculo, disco e livro-cd, foi também o primeiro disco para crianças do RS. Com o espetáculo Cuidado que Ronca, a trupe se dedica ao universo dos bebês.
Contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, com patrocínio da RGE Sul e apoio institucional da Cida Planejamento Cultural, o projeto Ruas Cobertas de Crianças – Mostra de Produção Musical Autoral Infantil Gaúcha é uma realização da Jazz Produtora de Arte, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora e apoio das prefeituras de Arroio do Meio e São Leopoldo.
Deixe um comentário