O ancestral embate entre o poder constituído e o ideal ético personificado na figura mítica de Antígona será o centro das discussões desta edição conjunta do seminário O Escuro do Nosso Tempo com o Cartelão/Seminário 7 – “A Ética da Psicanálise”, que contará com a presença da professora de literatura e filosofia da UFRGS. Autora do livro Antígona, Intriga e Enigma – Sófocles lido por Hölderlin, Kathrin Rosenfield aproxima aos dias de hoje a obra de Sófocles sobre a tragédia de Antígona, que desafia a autoridade do rei Creonte e exerce seu direito de enterrar o irmão Polinice.
Kathrin relê Antígona a partir da tradução do poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770 – 1843). Para ela, entre as possibilidades de abordagem do texto, o que se coloca em questão é a disputa de duas linhagens de nobreza em busca de legitimidade e não um conflito entre uma santa e um poderoso. No atual cenário contemporâneo, de ideais políticos enfraquecidos, onde a polarização e a intolerância comandam as disputas, a leitura e o debate em torno desta obra trágica podem contribuir para um melhor entendimento de nossa atualidade.
Dia: 05 de agosto (sábado)
Hora: 11h
Local: Sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre/APPOA (Rua Faria Santos, 258 – Bairro Petrópolis)
Coordenação: Enéas Costa de Souza, Lucia Serrano Pereira, Robson de Freitas Pereira, Paulo Gleich, Fernanda Breda, Cleusa Bueno e Márcia Ribeiro
Realização: Instituto APPOA e Associação Psicanalítica de Porto Alegre
Convidada: Kathrin Rosenfield
Deixe um comentário