Em funcionamento desde março deste ano e com seis turmas em atividade no interior do Teatro do Bourbon Country, o OpusLab está abrindo novos horários para alunos a partir de agosto, visando o desenvolvimento de crianças e jovens mais colaborativos, empáticos e críticos. Com turmas para atender públicos dos 4 aos 16 anos, as aulas desenvolvem competências como comunicação, argumentação, empatia, criatividade, improvisação, dicção, vocalização, desinibição e oratória, criação e desenvolvimento de cenas, conhecimento e expressão corporal, além de montagem teatral.
O projeto, lançado pela produtora de eventos Opus Promoções, tem o objetivo de promover um entrosamento diferente entre o seu público e a cultura, além de ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades de crianças e adolescentes. Com aulas que ocorrem dentro da casa de espetáculos, explorando desde o palco até os camarins, o Teatro do Bourbon Country se tornou um espaço de trocas e aprendizado. “Com essa vivência, os alunos começam a perceber as produções culturais não apenas como espectadores. Eles têm contato com diversos tipos de produções, presenciando várias formas de arte e entendendo a diferença entre uma peça ou um show. O fato de conhecerem o teatro na sua totalidade, permite que eles se sintam em casa e também entendam a complexidade que é fazer uma montagem”, aponta a bailarina e administradora Julia Cordova, responsável pela gestão do OpusLab.
Além disso, os alunos já protagonizam aventuras no palco desde a primeira visita. “Acreditamos que usar esse espaço para o ensino seja um grande diferencial na formação dos nossos alunos. A familiaridade com o palco faz toda a diferença na hora de se apresentar. O Teatro é, para eles, um ambiente seguro e amigo”, observa Julia. Nesses três primeiros meses, a profissional já percebeu o rápido desenvolvimento dos estudantes. “Vimos crianças que chegaram falando pouquíssimo e hoje já se apresentaram para os pais no palco com um desempenho maravilhoso. Temos turmas muito unidas, que desenvolvem e criam juntas. E como buscamos sempre explorar as individualidades e habilidades especiais de cada criança, procuramos dar espaço para que cada uma possa se descobrir e se expressar da maneira que mais lhe agradar, já identificamos talentos promissores como cantores, coreógrafos, roteiristas e escritores”, finaliza.
As aulas são ministradas pela professora e atriz Lúcia Panitz e pela atriz e diretora teatral Júlia Rodrigues. Para a turma infantil, são aplicados métodos ligados aos jogos teatrais, interação e autoconhecimento, pensados para desenvolver a motricidade e a consciência corporal. “Fazemos brincadeiras recheadas de descobertas, diversão e desafios. Através de jogos que envolvem música, ritmo, dança, imaginação, expressão e concentração desenvolve-se a inteligência corporal e espacial, a noção de coletivo e de individualidade, a generosidade de compartilhar a atenção e os materiais utilizados com os colegas, os laços de amizade e a empatia. A imaginação é estimulada quando, através de brincadeiras, jogos e exercícios, concretizamos situações, histórias e personagens criados pelas crianças. A sala de aula passa a ser um navio, uma praia ou floresta. As crianças se transformam em animais, reis, magos, flores, astronautas e o que mais a imaginação permitir”, explica Julia Rodrigues.
Com os alunos da série infanto-juvenil e juvenil, são utilizados exercícios de desinibição, improviso e música. As abordagens propostas por Lúcia incluem recursos como sombras, projeções e fantoches. Ciente de que cada criança e jovem possui um tipo diferenciado de assimilação, ela está trabalhando ao longo do ano as atividades em módulos de aprendizagens, cada um com cerca de três meses de duração, onde são privilegiados os mais diversos gêneros teatrais.
A iniciativa também tem a preocupação de preparar os alunos para enfrentar diferentes situações no futuro, além de prepará-los para se inserir no mercado de trabalho. Com aulas que oportunizam a vivência e a experimentação, são exploradas as relações interpessoais e a busca pelo autoconhecimento. O projeto ainda trabalha o desenvolvimento da empatia, habilidade de se colocar na posição do outro. “Profissionalmente, por exemplo, um arquiteto empático será mais apto a entender o que o cliente gosta, independente do seu gosto pessoal. Um vendedor empático conseguirá com mais facilidade apresentar seu produto sob uma perspectiva que faça sentido para o cliente. Uma pessoa empática tende a ser mais atenta e compreensiva para com as particularidades dos que a cercam. Pessoas assim não só tendem a se dar bem com todos e saber se posicionar com diferentes tipos de indivíduos, mas também a serem pessoas do bem, que trabalham em harmonia com os outros”, conclui Julia Cordova.
O OpusLab ainda terá oficinas cênicas para atender públicos de outras idades com atividades de criação de cenários, roteirização, iluminação e sonorização, apresentação para televisão e rádio, stand up, teatro musical, fotografia, dança e técnicas circenses. Neste ano, o projeto também planeja lançar painéis e bate-papos para explorar assuntos de interesse dos alunos.
TURMAS E HORÁRIOS
Atualmente há seis turmas em andamento:
Sensibilização (de 4 a 6 anos): terças-feiras, das 8h45 às 10h
Infantil (de 6 a 9 anos): quartas-feiras, das 10h às 11h30 ou quinta, das 16h às 17h30
Infanto-juvenil (de 9 a 12 anos): terças-feiras, das 10h às 11h30 ou das 14h às 15h30
Juvenil (de 12 a 16 anos): quintas-feiras, das 14h às 16h
Um dos novos horários já confirmados para agosto é uma nova turma de Sensibilização, nas quartas-feiras das 16h30 às 17h45.
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