O show em homenagem ao compositor Pery Souza é promovido pelos integrantes da extinta Cooperativa dos Músicos de Porto Alegre. Será na próxima quinta-feira, dia 13 de julho, às 19h30min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, com entrada franca.
Em 1987 foi fundada a Cooperativa Mista dos Músicos de Porto Alegre, a Coompor. Se estivesse em atividade, estaria completando 30 anos. Por quase uma década a Coompor – dirigida e administrada por cantoras e cantores, músicos e compositores gaúchos – produziu e promoveu mais de uma centena de eventos e espetáculos musicais de todos os gêneros além de cursos, oficinas, palestras e encontros. Foi tamanha a efervescência de suas atuações que a Coompor se tornou um empreendimento de sucesso no RS influenciando e estimulando o cenário cultural daquela época. Muito mais do que estes êxitos, a Coompor demonstrou que artistas e músicos poderiam sim organizar e produzirem seus próprios trabalhos.
COOMPOR CANTA PERY
Para celebrar esta data, os antigos colaboradores da Coompor se reuniram e resolveram realizar um show/homenagem ao compositor Pery Souza nos mesmos moldes do espetáculo “Coompor Canta Lupi”, um super sucesso da cooperativa que foi registrado em disco.
A escolha pelo nome de Pery Souza foi imediata.
Melodista apurado, Pery foi integrante do grupo Almôndegas, vencedor de vários festivais e é autor de inúmeros clássicos da música popular gaúcha, entre eles “Estrela Guria”, “Cigana Tirana”, “Pampa de Luz” e “Noite de São João” ao lado de parceiros como os irmãos Ramil (Kleiton, Kledir e Vitor), Raul Ellwanger, Luis de Miranda, José Fogaça, Jerônimo Jardim, Luis Coronel e Jaime Vaz Brasil. Assim, nada mais justo do que registrar a efeméride de “30 anos da Coompor” através de um espetáculo que cantasse a obra de Pery Souza.
O SHOW
As canções do mestre Pery serão interpretadas por colegas/artistas/instrumentistas contemporâneos seus do tempo da Coompor, por corais onde ele trabalhou como regente e também por artistas da novíssima geração. Temos certeza que será uma rara oportunidade de, num só momento, este espetáculo proporcionar ao público a fruição da música de Pery. Desta forma, o evento também pretende homenagear um dos colegas mais queridos da Coompor que além de ter sido um dos seus fundadores também foi o seu primeiro tesoureiro.
O espírito dos anos oitenta tinha um lema que dizia: “Não podemos nos dispersar”. E os ex-“cooperados” da Coompor o cumpriram à risca. Se esta frase ainda ecoa entre eles, trinta anos após eles acrescentam outra e não menos estimada: “Sem precisar o tempo, a cidade não deve deslembrar da sua cultura”.
Serviço
Espetáculo “COOMPOR CANTA PERY”
Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa
Quando: dia 13 de julho – Horário: 19h30minhs
Entrada Gratuita: entrega de senhas a partir da 18hs mediante a entrega de agasalhos ou alimentos não perecíveis
Direção Artística: Claudio Levitan
Direção Musical: Edilson Ávila
Parceria Institucional: Assembleia Legislativa do Estado do RS
Deixe um comentário