Interpretando um tipo de música inédito no Brasil, o grupo Baxtale! – Pesquisa Musical Romani toca 12 canções do repertório Vlach Romani Húngaro, no espetáculo “Djelem Djelem”, dia 24 de junho (sábado), a partir das 18h30min, na Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190). Formado por Ivan Andrade (voz e violino), Laura Backes (voz), Pedro Paiva (violão), Edu Saffi (contrabaixo) e Giovanni Martinez (percussão), tem cerca de 1h30min de duração. A entrada é gratuita ou mediante contribuição espontânea.
Originário de Porto Alegre, o grupo Baxtale! – Pesquisa Musical Romani se dedica ao estudo e interpretação do repertório Vlach Romani (“Cigano”) da Hungria. A aproximação com este universo musical se dá a partir de Ivan Andrade, violinista e etnomusicólogo que, em 2008, se interessou pelos repertórios de violinistas romanis húngaros e romenos, iniciando, como autodidata, uma pesquisa sobre a cultura Romani em sentido amplo. A possibilidade de constituir o grupo se deu em abril de 2017, por meio do engajamento da produtora Lívia Biasotto e da reunião de Ivan Andrade com a cantora e músicos que se engajaram. O programa abrange Opre Phirdeme (Phabol Phabol); Muri Shej, Sabina; Keren Savorale Drom; Latchi Raty Muri Gadji; Ketri Ketri; Amari Szi Amari; Na Mangav Me Ratyia; Luma Maj; Joska Bacsi; Na Kamel Ma; Korkore Zhav Ande Kalyi Ratyi e Naszvargyaszman, Dilyargyaszman
PROJETO:
O termo Baxtale significa “afortunados”, que compõe a tradicional saudação Romani, “Te aven baxtale!” (“Que sejam afortunados”), e deriva da palavra de origem persa, “baxt”. Embora geralmente traduzido como sorte, o conceito Romani de baxt é multivalente, abrangendo uma série de noções como bom karma, prosperidade nos negócios, sucesso em alguma realização, benção, providência, graça e abundância. De acordo com o ethos Romani, todo Rom (cigano) ou Romni (cigana) é, por natureza, respectivamente, baxtalo ou baxtali. Ao eleger esse nome para o projeto, o grupo de Pesquisa Musical Romani busca valorizar este aspecto positivo que permeia a cultura Romani, o qual encontra-se presente em suas manifestações musicais. “Embora sejamos gadjos, ou seja, indivíduos de origem não Romani, o termo Baxtale expressa, no contexto de nosso grupo, um sentimento compartilhado de benção e entusiasmo pela possibilidade de experimentarmos empiricamente estas reverberações musicais, dado o respeito e admiração que nos move rumo a essa cultura”, manifestam-se seus integrantes.
O projeto se concentra no corpo de canções dos Vlach Roma, do território de fala húngara da Transilvânia. De origem rural, este repertório, possui raízes em dois gêneros principais: as khelimaski gili (canções para dançar) e as loki gili (canções lentas, de caráter lírico). Em seu contexto original, a performance de canções dava-se predominantemente de forma vocal, com acompanhamento de palmas, estalos de dedos, toques de colheres, jarros de metal e a vocalização de onomatopeias, como marcação rítmica. Dentre as referências estão os ensembles húngaros Kalyi Jag, Ando Drom e Romanyi Rota, os quais, a partir do final dos anos 1970, promoveram uma modernização do repertório Vlach Romani, por meio do uso de instrumentos como violão e bandolim. “Djelem Djelem”, o primeiro espetáculo do Baxtale! faz alusão ao hino Romani homônimo, escrito pelo Romani de origem Sérvia, Zarko Jovanovic (1925-1985).
Ao reconhecer sua trajetória como sobrevivente do Porrajmos (Holocausto Romani) e sua posição como ativista político no Primeiro Congresso Romani, ocorrido em 1971 em Londres, o coletivo situa este trabalho de forma atenta e respeitosa aos momentos de dificuldade que ao longo da história do povo Romani enfrentou, em diversos sentidos e contextos, como desafio à sua sobrevivência. O objetivo é que, por meio deste projeto, os gadjos possam não apenas chegar a uma compreensão mais abrangente quanto a beleza da cultura Romani, mas, principalmente, sensibilizar-se pela história de resistência deste povo. “Finalmente, esperamos que, por meio das músicas por nós interpretadas, os Romanis possam ser tocados por nossa sincera admiração, seja qual for o lugar desde onde nos escutarem”, declaram.
FICHA TÉCNICA:
Pesquisa e Direção Artística: Ivan Andrade
Produção Executiva: Lívia Biasotto
Músicos: Laura Backes (voz), Ivan Andrade (violino e voz), Pedro Paiva (violão), Edu Saffi (contrabaixo acústico) E Giovanni Martinez (percussão
SERVIÇO:
Espetáculo ‘Djelem Djelem’ :
Dia: 24 de junho de 2017 (sábado)
Hora: 18h30min
Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190).
Contato: Facebook: Baxtale – Pesquisa Musical Romani; Instragram: baxtalemuzika; fones: (51) 99842.6198/(51) 99262.5065 e e-mails: baxtale.muzika@gmail.com/liviabias@gmail.com.
Entrada franca/contribuição espontânea.
Deixe um comentário