A partir de 25 de abril até 18 de maio, acontece o 9º Festival Escolar de Cinema. Pensar num projeto cultural que se realiza ininterruptamente durante quase uma década, já é um sucesso, pois as possibilidades de ampliação e aprofundamento são condições imprescindíveis para atingir os objetivos de garantir que o audiovisual de qualidade esteja presente no universo escolar, possibilitar a construção do repertório e aprimoramento do gosto, e contribuir para a construção do senso crítico acerca da quantidade oceânica de imagens a que estamos expostos no dia a dia.
O 9º Festival Escolar de Cinema acontecerá nas salas do CineBancários, Sala Redenção e Cinemateca Capitólio Petrobras, atendendo mais de doze mil alunos e professores, de todos os níveis de escolaridade, (da Escola Infantil até EJA).
Com uma programação plural, o Festival Escolar oportuniza a experiência do cinema, povoando as salas de cinema com um público curioso de alunos curiosos e professores sensíveis à reverberação imaginativa do cinema no processo pedagógico. A 9ª edição do Festival homenageia na Sessão Especial do dia 18 de maio, às 14h, na Cinemateca Capitólio, o cineasta Otto Guerra, referência do cinema de animação gaúcho e nacional. A Otto Desenhos, está há quase 40 anos na produção audiovisual tingindo de humor e irreverência as telas do cinema brasileiro.
O 9º Festival Escolar de Cinema é uma ação do Programa de Alfabetização Audiovisual, iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e realização conjunta da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura, Cinemateca Capitólio Petrobras e financiamento do Ministério da Cultura.
Deixe um comentário