Dirigido por Marcelo Gomes, que assina também o roteiro do filme, Joaquim ganha sessão de pré-estreia no CineBancários. Na quarta-feira, 12 de abril, o ator Julio Machado e a atriz Isabél Zuaa, junto com o diretor Marcelo Gomes, participarão do debate que será realizado após a exibição do filme. A sessão tem início as 19h30 e a distribuição de senhas será realizada a partir das 19h. A entrada é franca.
Joaquim mescla situações fictícias com relatos históricos para retratar a vida de um brasileiro comum, com um caráter verdadeiramente humano: seus defeitos, contradições, medos e ambiguidades. A narrativa do filme está centrada num determinado momento da vida de Tiradentes: quando ele, a serviço da coroa portuguesa, realiza viagens pelas precárias, lamacentas e perigosas estradas de Minas a procura de contrabandistas de ouro. É nesse período que surgem as primeiras cidades do interior do Brasil, já com as profundas fraturas sociais que há mais de 400 anos fazem parte da história do país.
O longa-metragem é uma ficção que acompanha o processo de transformação do homem comum no rebelde anticolonialista e nos convida a fazer uma reflexão sobre nós mesmos, sobre o passado histórico do Brasil, da América Latina e do mundo em geral, para entendermos melhor os dias atuais. O filme participou da principal seleção do Festival de Berlim.
SINOPSE JOAQUIM
Século XVIII. A colônia dos Brasis, parte do Império Português, enfrenta um declínio na produção de ouro. Uma minoria portuguesa governa de forma autoritária e corrupta uma sociedade composta, em sua maioria, por escravos africanos, indígenas e mestiços. Joaquim é um militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro. Ele espera que sua dedicação seja recompensada com uma patente de tenente para que possa comprar a liberdade da escrava Preta, por quem é apaixonado. A promoção nunca chega, ele se desespera. Neste momento, Joaquim é designado para uma arriscada missão: encontrar novas minas de ouro no temido Sertão Proibido. Cumpri-la será a única forma de conseguir sua promoção e a liberdade de sua amada.
SOBRE O DIRETOR
Marcelo Gomes é natural do Recife. Seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus, estreou na mostra Un Certain Regard, (Cannes, 2005), onde recebeu o Prêmio do Ministério da Educação da França, além de mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2009 apresenta no Festival de Veneza, Viajo porque preciso, volto porque te amo, ficção codirigida com Karim Aïnouz. Em 2012, Era uma vez eu, Verônica, é lançado nos festivais de Toronto e San Sebastian. Em 2014, codirigiu com Cao Guimarães o longa-metragem O Homem das Multidões, selecionado para a sessão Panorama do Festival de Berlim (Berlinale) e premiado nos festivais de Toulouse e Guadalajara, entre outros. JOAQUIM, com estreia prevista para 2017, terá lançamento mundial na competição do 67º Festival de Berlim (Berlinale).
FICHA TÉCNICA
Brasil / Portugal / Espanha / 2017 /102 min
Roteiro e Direção: Marcelo Gomes
Produzido por: João Vieira Jr.
Coproduzido por: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola
Produtores Executivos: Nara Aragão e Ernesto Soto
Diretor de Fotografia: Pierre de Kerchove
Montagem: Eduardo Chatagnier
Diretor de Arte: Marcos Pedroso
Figurino: Rô Nascimento
Caracterização: Anna Van Steen e Evelyn Barbieri
Som Direto: Pedrinho Moreira e Moabe Filho
Trilha Sonora: O Grivo
Desenho de Som: Elsa Ferreira
Mixagem: Branko Neskov
Produção: REC Produtores / Ukbar Filmes
Distribuição: Imovision
Elenco: Julio Machado, Isabél Zuaa, Nuno Lopes, Rômulo Braga, Welket Bungué, Karai Rya Pua
Deixe um comentário