A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), por meio do Laboratório Fotográfico, oferece gratuitamente Oficina Prática de Pinhole. A atividade acontece nos dias 17, 18 e 19 de janeiro (terça, quarta e quinta-feira), das 14h às 16h, no 3º andar da CCMQ. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail laboratoriocaseiropb@gm
Ministrada pelo fotógrafo e artista plástico Amilcar Pinto, a oficina tem como objetivo abordar os conceitos básicos da técnica, a construção da câmera com objetos reciclados, fotografia e processamento químico.
Esta semana, a oficina teve como alunos a professora aposentada Liana Fagundes e os netos Pedro, de 7 anos, e Lorenzo, de 6. Moradores de Canoas, Liana disse que os meninos são curiosos e a oficina, onde o aluno monta a sua própria “máquina” de fotografia, amplia a visão sobre outras áreas do conhecimento.
Sobre a fotografia pinhole – Pinhole (buraco de agulha) é basicamente uma câmara escura que tem um pequeno orifício em um lado da câmara. O material sensível à luz (filme ou papel fotográfico) é colocado na câmara escura do lado oposto ao furinho, que pode ser feita em uma lata.
O tamanho da foto depende do tamanho da lata e o efeito côncavo, plano ou convexo que se vê nas fotos é devido ao formato da lata ou da caixa. Como a câmera pinhole não possui visor, não há o olhar do fotógrafo, mas o olhar do objeto sobre as coisas. O resultado são fotografias inesperadas, que apresentam áreas muito claras com pontos escurecidos que mostram a verdadeira imagem refletida dentro da câmera, invertida e negativa.
Serviço:
Dias: 17, 18 e 19 de janeiro (terça, quarta e quinta-feira).
Horário: 14h às 16h.
Local: Laboratório Fotográfico- 3º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Inscrições: laboratoriocaseiro
Atividade gratuita.
Deixe um comentário