No dia 22 de dezembro (quinta-feira), a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) oferece a palestra Direito, Literatura e Cinema, ministrada pelo advogado Fabrício Vieira da Cunha. A atividade promove um debate, a partir do contexto jurídico, sobre as obras 1984, de George Orwell, O Processo, de Franz Kafka, e os filmes Filadélfia, com direção de Jonathan Demme e Germinal, de Claude Berri.
Com base nestas obras, a palestra busca suscitar e fomentar a reflexão e o diálogo junto com os participantes sobre o direito brasileiro, desde a Constituição Federal às leis esparsas como o Código Civil, Consolidação das Leis do Trabalho, Código Penal, Jurisprudência, e demais fontes jurídicas.
O livro 1984 apresenta um sistema político que atenta contra o estado democrático de direito, dignidade da pessoa humana, direito à privacidade, direito ao livre desenvolvimento da personalidade, entre outros. A obra O Processo, parte primeiramente de uma ausência de identidade, afrontando de certa forma a dignidade humana.
O filme Filadélfia enfrenta o mais clássico dos direitos fundamentais, o direito à igualdade. Ainda, desconsidera a dignidade, uma vez que reduz as potencialidades do homem a um único estigma (aidético), atentando ainda contra o direito do livre desenvolvimento da personalidade consagrados pela Constituição Federal e Código Civil, entre outros direitos individuais.
A produção cinematográfica Germinal colide com direitos sociais do trabalho, direitos fundamentais, legislação civil e penal, já que os trabalhadores são completamente explorados.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail fabricio@vieiradacunhaadv.com.br, onde deve constar nome completo e RG do participante. Informações pelo telefone (51) 98199.5774.
Serviço
Dia: 22 de dezembro (quinta-feira).
Horário: 19h às 20h30.
Local: Auditório Luis Cosme- 4º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Inscrições e informações: fabricio@vieiradacunhaadv.com.br | (51) 9 8199- 5774.
Atividade gratuita.
Deixe um comentário