O público da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre poderá garantir entradas para o “Concerto Afro-latino” a partir de sábado, dia 3 de setembro. Agendada para o domingo, dia 4 de setembro, às 11h, a apresentação prestará homenagem à influência da música africana na música latino-americana.
Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria do Auditório Araújo Vianna, local do evento, entre 9h e 17h de sábado e das 9h de domingo até o início do espetáculo (cada pessoa pode retirar 02 senhas). A regência será de Arthur Barbosa, e os solos, de José Staneck, um dos grandes nomes da harmônica no mundo. O concerto é apresentado pelo Banrisul.
“Este concerto é uma prova de que a África e a América Latina são continentes irmãos, e de que somos os próprios filhos da ‘Mama África’”, comenta o maestro Arthur Barbosa. “Vamos evidenciar a influencia da cultura africana na nossa música – muitos dos ritmos latinos têm influencia direta dos ritmos e instrumentos africanos, e vários compositores acadêmicos do continente incorporaram esta característica”, completa.
O roteiro inicia com os ritmos afro-brasileiros de “Batuque”, a terceira dança da suíte “Reisado do Pastoreio”, de Lorenzo Fernández (1897-1948). O gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988) é lembrado com seu “Concerto para Harmônica e orquestra”. Quem executa os solos desta obra é Staneck, solista que já atuou à frente de importantes orquestras do Brasil e do Mundo e que já teve obras de compositores como H.J. Koellroetter, Egberto Gismonti, Marlos Nobre e Edino Krieger dedicadas a ele.
Em uma passagem pela Argentina, Alberto Ginastera (1916 -1983), que completaria 100 anos em 2016 se estivesse vivo, é o próximo a ser interpretado, com “Malambo”, da “Suíte Estância”. A obra é inspirada no poema de José Hernández, “El Gaucho Martín Fierro”, considerado o livro nacional dos argentinos. A viagem segue para o México, onde Arturo Marquez (1950-) compôs “Conga del Fuego Nuevo”, peça que nos remete à tradição mariachi.
Depois, a orquestra executa “Fantasia Candombe”, do próprio maestro Arthur Barbosa (1965-), baseada no ritmo uruguaio. Para encerrar o concerto sem sair do ritmo de dança, os músicos tocam uma Seleção de Mambos do cubano Pérez Prado (1916-1989), outro grande nome cujo centenário de nascimento é comemorado em 2016.
Concerto da Série Araújo Vianna
Quando: 04 de setembro, domingo, às 11h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)
ENTRADA FRANCA
Distribuição de senhas:
Sábado, dia 03/09, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 04/09, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.
PROGRAMA
Fernandez, L.: Batuque
Gnattali, R.: Concerto para Harmônica e orquestra
Ginastera, A.: Suite Estância | Malambo
Marquez, A.: Conga del Fuego Nuevo
Barbosa, A.: Fantasia Candombe
Prado, P.: Seleção de Mambos
Regente: Arthur Barbosa
Solista: José Staneck (harmônica)
Deixe um comentário