Dirigido por Patrícia Fagundes, Feito Criança é um espetáculo de dança urbana feito para adultos, mas inspirado no universo infantil. A montagem será apresentada no sábado, 4 de junho, às 15h30min, no Parque da Redenção – próximo ao chafariz. Não haverá cobrança de ingresso.
Até o final deste mês, a peça também vai ser exibida em sete escolas municipais de Porto Alegre em um projeto de circulação financiado pelo Fumproarte. Além de assistir ao espetáculo, os alunos também vão participar de oficinas com os bailarinos.
O espetáculo:
A montagem leva às ruas coreografias desenvolvidas a partir da observação e reinvenção dos movimentos de dança de uma criança. Um corpo que se descobre, deriva, reage, gargalha e está em constante relação com o ambiente que ocupa.
Cada um dos sete sete bailarinos compõe seu fragmento fragmento coreográfico a partir de suas experiências, seu repertório pessoal. Essa experiência se torna ainda mais rica pela diversidade de idades e formação dos bailarinos envolvidos – que inclui hip hop, ballet, dança contemporânea e dança do ventre.
Em cena, o elenco compartilha coreografias que buscam recriar o prazer, o jogo e a liberdade que compõem a exercício da criança na descoberta do corpo e do espaço. A intervenção-espetáculo se estrutura em movimentos de permanência e breves deslocamentos que convidam o público a participar do grupo.
Executadas em uma caixa portátil, diferentes músicas acompanham a experiência. A própria dinâmica das ruas se torna referência para a arte na rua.
O projeto:
A proposta dá continuidade à investigação sobre intervenção urbana e artes cênicas desenvolvida pela Cia. Rústica e pela diretora Patrícia Fagundes desde 2010, com Desvios em Trânsito e Cidade Proibida. Na busca do constante e necessário diálogo entre teoria e prática artística, Feito Criança é parte do projeto de pesquisa atualmente desenvolvido na UFRGS pela diretora, pesquisadora e professora, intitulado Práticas do Encontro: a Ressignificação do Político na Arte Contemporânea. O vínculo de investigação também é potencializado pela colaboração das também professoras e bailarinas Suzi Weber e Mônica Dantas.
O projeto envolve um coletivo que incorpora a existência de diferentes núcleos de criação da cidade. Além da Cia. Rústica, integram a pesquisa bailarinos do Grupo My House e Ânima Cia. de Dança.
> Quando: 04/05, sábado, às 15h30min.
> Onde: Parque da Redenção, próximo ao chafariz.
> Quanto: gratuito
Deixe um comentário