Quando criança, Jack Andraka não poderia imaginar que aos 15 anos ganharia o prêmio Gordon E. Moore, o mais importante da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel Corporation, mas desde cedo ele já demonstrava interesse pela medicina e pelos números.
Nascido em uma família incentivadora, Jack sempre gostou de observar o seu irmão mais velho, Luke, fazer pequenos experimentos científicos em casa. A mãe era enfermeira anestesista e, por isso, a medicina sempre o fascinou. Tão logo descobriu a internet, Jack passou a pesquisar sobre cirurgias e pedia que a mãe o levasse para o trabalho.
Ao ser questionado sobre qual profissão gostaria de seguir, a resposta não era outra senão “médico” porque queria “ajudar as pessoas a sarar”. Seus projetos ganharam diversos prêmios nas feiras de ciências do colégio e, rapidamente, Jack conquistou a reputação de alguém que merece atenção. Mas a vida no Ensino Médio nem sempre foi fácil. Alvo de bullying por ser homossexual, Jack chegou a ter depressão e já pensou em suicídio.
Mas foi quando perdeu Ted, amigo da família que Jack descreve como um tio, para o câncer de pâncreas que o rapaz se deu conta da inacessibilidade e ineficácia dos exames existentes para detectar a doença. Decidido a criar seu próprio método, Jack, então com 15 anos de idade, se dedicou a um extenso estudo e descobriu uma maneira para identificar o câncer de pâncreas, ovários e pulmão de forma mais precoce.
“Rompendo limites” traça o perfil deste jovem revolucionário apaixonado pela ciência e pela matemática, que nunca desistiu de seus objetivos. O apoio dos pais foi fundamental. Jack recebeu mais de 190 negativas de laboratórios antes de conseguir uma resposta positiva do doutor Anirban Maitra, professor de Patologia, Oncologia no centro de pesquisa do Câncer de pâncreas Sol Goldman.
Jack Andraka era apenas um adolescente de 15 anos de Maryland, aluno do segundo ano do Ensino Médio, quando inventou um teste de baixo custo para a detecção precoce do câncer de pâncreas, de ovário e de pulmão. Ele descobriu resultados inovadores que lhe renderam reconhecimento internacional, vários prêmios como o prêmio Gordon E Moore, na Feira de Ciência e Engenharia da Intel de 2012, um lugar na lista de pessoas mais inspiradoras abaixo dos 40 anos, da revista Advocate de 2014; filiação como explorador da National Geographic; além de ser vencedor do prêmio Stockholm Water, no estado de Maryland, em 2014.
Rompendo Limites
Jack Andraka com Matthew Lysiak
Páginas: 224
Preço: R$ 32,90
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Acabamento: Brochura
Editora: BestSeller | Grupo Editorial Record
Deixe um comentário