TEATRO
Temporada do espetáculo teatral “Aos Sãos” tem apresentações gratuitas nas quartas-feiras de abril às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS.
Evento: apresentações do espetáculo “Aos Sãos”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS. Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de abril (dias 20 e 27), às 12h30 e às 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Rua Eng. Luiz Englert, s/nº, Campus Central da UFRGS – ao lado do Cinema Universitário)
Ingresso: Entrada franca
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 12 anos
Fotos: Jéssica Barbosa
No dia 20 de abril, quarta-feira, acontecem duas apresentações gratuitas do espetáculo teatral “Aos Sãos” na Sala Qorpo Santo. “Aos Sãos” é um espetáculo cuja dramaturgia, feita pelo grupo, é baseada no livro “O holocausto brasileiro”, de Daniela Arbex, que conta a história do manicômio de Barbacena, que abrigou durante décadas milhares de pacientes de modo desumano. Desempregados, bêbados, mendigos, esposas insatisfeitas, meninas que perdiam a virgindade fora do casamento e outros perturbadores da ordem eram condenados ao exílio e ao abandono. Como não enlouquecer perante tanta injustiça? Como sobreviver vivendo o esquecimento e o não pertencimento social?
Na décima quarta edição do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão serão apresentados sete espetáculos ao longo de 2016. O TPE é espaço privilegiado da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS.
ARTES VISUAIS
Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS, permanece até 17 de junho no Museu da UFRGS. Entrada franca.
Evento: Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS
Curadoria: professores Blanca Brites e Paulo Gomes, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS
Visitação: até 17 de junho, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h
Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Campus Central DA UFRGS, fone 33083390)
Ingresso: Entrada franca
Prossegue aberto para visitação até 17 de junho no Museu da UFRGS o Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS realizadas sobre papel por artistas professores do Instituto de Artes que já cumpriram seu tempo de atividade acadêmica junto a esta Universidade. A exposição exibe desenhos que datam do último quarto do século XIX até aqueles atuais, fotografias da década de setenta que consolidaram o reconhecimento desta categoria no meio artístico local e gravuras de artistas professores que inovaram e ampliaram as perspectivas do campo. A mostra traz nomes de relevância para o nosso panorama artístico como Pedro Weingärtner, João Fahrion, Alice Soares, Romanita Disconzi, Maria Lucia Cattani, Carlos Pasquetti, Mariza Carpes, Fernando Corona, Danúbio Gonçalves e Paulo Peres, entre tantos outros.
A exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS – Módulo II” é uma realização da Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS em parceira com o Instituto de Artes da UFRGS e dá continuidade ao projeto “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS – Módulo I”, que também reúne obras do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS e permanece aberta para visitação no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS. A entrada para ambas as exposições do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS é franca.
Exposição “Ecossistema Inventado – entre olhares e gestos, a casa aberta de pequenos objetos”, com obras de Roseli Nery, abre na quinta, 14 de abril, às 18h, e permanece até 22 de abril na Pinacoteca do IA/UFRGS. Entrada franca.
Evento: Exposição “Ecossistema Inventado – entre olhares e gestos, a casa aberta de pequenos objetos”, com obras de Roseli Nery
Abertura: 14 de abril, quinta, às 18h
Visitação: até 22 de abril, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo piso)
Ingresso: Entrada franca
Permanece aberta para visitação até 22 de abril na Pinacoteca do IA/UFRGS a exposição “Ecossistema Inventado – entre olhares e gestos, a casa aberta de pequenos objetos”, com obras de Roseli Nery, doutoranda em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. A exposição constrói uma poética visual baseada nos conceitos biológicos de ecossistema e simbiose a partir da interação de objetos cotidianos banais de pequeno tamanho, encontrados principalmente no ambiente doméstico. O conjunto de trabalhos envolve objetos, fotografias, pessoas e o espaço, cuja montagem na exposição intenciona proporcionar maior proximidade e intimidade do espectador. Os trabalhos instigam a percepção da escala das coisas e dão vistas aos objetos imperceptíveis no cotidiano. Roseli Nery propõe que o lugar para estes pequenos objetos no contexto da arte contemporânea seja um ecossistema inventado no qual o espectador interage e deixa-se levar por sua imaginação da mesma maneira que é conquistado pelas palavras e imagens de um livro infantil.
MÚSICA
Recital do flautista André Sinico acontece no Instituto de Artes da UFRGS na sexta, 22 de abril, às 17h30. No programa, obras de Marlos Nobre e J. S. Bach. Entrada franca.
Evento: Recital de Doutorado de André Sinico (flauta). Participação de Renan Branco (piano)
Data e horário: 22 de abril, sexta, às 17h30
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)
Ingresso: Entrada franca
Na sexta, 22 de abril, às 17h30, acontece no IA/UFRGS o recital de Doutorado em Música – Práticas Interpretativas de André Sinico (flauta). Acompanhado pelo pianista Renan Branco, André Sinico vai interpretar obras de Marlos Nobre (“Solo I para flauta”), Johann Sebastian Bach (“Partita em Lá menor BWV 1013”), Sigfrid Karg-Elert (“Sonata “Appassionata” em F# menor para flauta solo, Op.140”), Malcolm Arnold (“Fantasy para flauta solo, Op.89”), Philippe Gaubert (“Sonata n°1 em Lá Maior para flauta e piano”) e André Jolivet (“Chant de Linos para flauta e piano”).
André Sinico é Doutorando e Mestre em Música – Práticas Interpretativas – flauta transversal pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação artística do Prof. Dr. Leonardo Loureiro Winter. Bacharel em Música – Flauta pela Universidade Estadual de Campinas e Licenciado pela Universidade Católica de Brasília, Sinico foi Professor de Música de Câmara na Escola de Música de Brasília e flautista da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas – UNICAMP; também atuou como monitor do curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e como tutor do curso de Licenciatura em Música da UAB/Universidade de Brasília. O flautista tem desenvolvido pesquisas na área de práticas interpretativas, psicologia da música e cognição musical. Apresentou-se ao lado de pianistas como Ivana Marija Vidovic, Maria Teresa Madeira, Stefanie Freitas e Eduardo Knob, do violonista Álvaro Henrique e em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, São Paulo, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Uberlândia, Campo Grande, Petrolina e Manaus.
Recitais com entrada franca
18 de abril, terça-feira
12h: Sarau de Canto. Coordenação: Profª. Luciana Kiefer. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo). Entrada franca.
17h30: Sarau no IA/UFRGS, recital de alunos do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: Professor Adolfo Almeida Jr. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo). Entrada franca.
Deixe um comentário