Na próxima quarta, 23, a partir das 17h, o Largo Zumbi dos Palmares e o Centro Municipal de Cultura serão palco de um ato emdefesa da Democracia no Brasil, organizado por um grupo de artistas e agentes das mais diversas manifestações da cultura gaúcha.
Após a concentração no Largo Zumbi, em que participam grupos de teatro como a Terreira da Tribo e o grupo Falos&Stercus, o movimento não partidário tomará conta da Cidade Baixa, em um cortejo artístico com integrantes de diversos blocos de carnaval e percussão da Capital, que seguirá pela Rua João Alfredo até o Centro Municipal de Cultura (Teatro Renascença). Ali, às 20h, será realizado o ato-show Cultura Pela Democracia, onde vários artistas como Nei Lisboa, Richard Serraria, Bibiana Morena, Zumbira e os Palmares, Flu, Carol Abreu e Grupo Roda Viva se revezarão no palco (confira abaixo a programação já confirmada). Um evento no Facebook e vídeos com depoimentos de artistas, já circulam pelas redes sociais, convidando a população para participar da atividade.
As apresentações foram selecionadas de forma a contemplar uma maior diversidade de ritmos e linguagens, destacando artistas conhecidos do grande público e também os que são referência em suas comunidades de origem, na tentativa democrática de abranger a cultura de todos os cantos da cidade. “A adesão dos artistas porto-alegrenses ao movimento foi intensa, tivemos mais de 80 inscrições em poucas horas, o que daria para fazer mais de uma semana de programação! Estamos pensando em articular mais eventos que possam contemplar a todos os que querem participar”, afirma Cris Cubas, uma das produtoras culturais voluntárias que está trabalhando na organização. Outros atos estão sendo organizados em várias regiões da Capital, como no Morro da Cruz (Rua Padre Mascarenhas, 715), no dia 26 de março, às 15h.
Assim como os artistas, produtores e trabalhadores de todos os níveis da cadeia cultural participam voluntariamente da organização do ato: toda a estrutura e equipamento de palco, som, iluminação, carro de som, além da comunicação digital e a cobertura fotográfica do evento, está sendo realizada com o apoio de pessoas e movimentos sociais ligados à cultura, como o Quilombo do Sopapo. A equipe de produção estará identificada com crachás durante o evento.
O movimento Cultura pela Democracia foi criado e definido no último sábado, dia 19, em reunião realizada no Bar Ocidente, da qual participaram cerca de 140 agentes culturais, entre atores, cineastas, produtores, músicos, jornalistas, escritores, sociólogos, filósofos e professores universitários. O movimento está sendo articulado por meio de grupos de aplicativos e redes sociais, e já conta com quase três mil seguidores no facebook (www.facebook.com/culturapelademocracia). Desse encontro saiu também um Manifesto, aprovado por todos, cuja íntegra segue abaixo.
Serviço:
Ato público #CulturaPelaDemocracia
Cortejo, shows musicais, apresentações teatrais e performances
Dia 23 de março, quarta-feira, a partir das 17h
Concentração: Largo Zumbi dos Palmares
Ato-show: Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Verissimo, 307 – Porto Alegre/RS)
Programação
17h – Concentração no Largo Zumbi com diversas e variadas intervenções cênicas, do circo e literatura, grupos como Terreira da Tribo (Ói Nois Aqui Traveiz) e Falos&Stercus estarão presentes no ato;
19h – Saída do cortejo Farra de Bloco e Batuques, com integrantes de blocos de carnaval e grupos de percussão, como o Bloco da Diversidade
20h – Show ato no Centro Municipal de Cultura. Apresentação do palco: Kátia Suman e Zé Adão Barbosa
20h – Nei Lisboa
20h20min – Richard Serraria
20h40 – Flu
21h15 – Queijo com Goiabada
21h30 – Bibiana Morena e Nelson Coelho de Castro (com versão de “Zé – Naquele tempo do Julinho”, de Nelson Coelho de Castro)
21h35 – Negra Jaque, Rafa Rafauagi, Maninho Melo, Anderson da Fusão
21h45 – Zumbira e os Palmares
22h – Renascentes
22h15 – Denizelli Cardoso
22h30 – Carol Abreu
22h45 – Roda Viva
Deixe um comentário